Curso:Sistemas de Informação
Título:Organização e metodologias de sistemas tutores inteligentes para ambientes virtuais de aprendizagem
Autor:Miranda, Wesley Rodrigues
Orientador:Melo, Francisco Ramos de
Assuntos:Ambientes virtuais de aprendizagem; Educação a distância; Sistema tutor inteligente
A personalização de conteúdos didáticos e a condução do processo de ensino-aprendizagem por meio das ações, reações e perfis de estudantes nas plataformas virtuais, exige cada vez mais conhecimento e capacidade dos profissionais de educação e tecnologia. Este trabalho objetiva elencar métodos utilizados no desenvolvimento de Sistemas Tutores Inteligentes Conexionista (STI), e contribuir com a pesquisa voltada para o aumento da sincronia entre os agentes no processo educacional em ambientes virtuais. Os resultados de experimentos da aplicação de técnicas de inteligência artificial em modelos de STI, recentemente elaborados e testados, permitem o entendimento da organização e métodos no processo de desenvolvimento. A investigação e manipulação de elementos do sistema tutor formalizado por Melo (2012) “modelo neural por padrões proximais de aprendizagem para automação personalizada de conteúdos didáticos”, sendo testado por Vaz (2013) com a “personalização estruturada pelo método das diferenças finitas”, resultou no mapeamento e observação de trajetórias individuais de estudo no sistema. Contudo, o resultado da análise aleatória dos estudantes e suas trajetórias de estudo na navegação livre e guiada (inteligente) no sistema, permitiram elencar elementos importantes no desenvolvimento de STI conexionista.
Arquivo:01-TC-WESLEY RODRIGUES MIRANDA.pdf