Ano | 2014 |
---|---|
Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Organização e metodologias de sistemas tutores inteligentes para ambientes virtuais de aprendizagem |
Autor: | Miranda, Wesley Rodrigues |
Orientador: | Melo, Francisco Ramos de |
Assuntos: | Ambientes virtuais de aprendizagem; Educação a distância; Sistema tutor inteligente |
Resumo: | A personalização de conteúdos didáticos e a condução do processo de ensino-aprendizagem
por meio das ações, reações e perfis de estudantes nas plataformas virtuais, exige cada vez
mais conhecimento e capacidade dos profissionais de educação e tecnologia. Este trabalho
objetiva elencar métodos utilizados no desenvolvimento de Sistemas Tutores Inteligentes
Conexionista (STI), e contribuir com a pesquisa voltada para o aumento da sincronia entre os
agentes no processo educacional em ambientes virtuais. Os resultados de experimentos da
aplicação de técnicas de inteligência artificial em modelos de STI, recentemente elaborados e
testados, permitem o entendimento da organização e métodos no processo de
desenvolvimento. A investigação e manipulação de elementos do sistema tutor formalizado
por Melo (2012) “modelo neural por padrões proximais de aprendizagem para automação
personalizada de conteúdos didáticos”, sendo testado por Vaz (2013) com a “personalização
estruturada pelo método das diferenças finitas”, resultou no mapeamento e observação de
trajetórias individuais de estudo no sistema. Contudo, o resultado da análise aleatória dos
estudantes e suas trajetórias de estudo na navegação livre e guiada (inteligente) no sistema,
permitiram elencar elementos importantes no desenvolvimento de STI conexionista. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | 01-TC-WESLEY RODRIGUES MIRANDA.pdf |