23/08/2018


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)



.jpeg)
.jpg)
(1).jpeg)
O Câmpus Anápolis de Ciências Extas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (CCET|UEG), recebeu nesta quarta-feira, 22, aproximadamente 1800 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Anápolis, Alexânia, Goianápolis e Silvânia, para a nona edição do Projeto Conhecendo a UEG.
Entre jogos educativos, palestras e visita guiada, os futuros vestibulandos puderam experimentar um pouco do dia-a-dia universitário, além de obterem informações sobre os perfis dos cursos oferecidos, atuação e mercado de trabalho. Esse ano o Câmpus UEG Trindade também apresentou os cursos que oferece.
Stéfanne Dantas Mendonça, acadêmica do 6º período de Matemática do CCET, destacou que o Projeto auxilia os estudantes que estão às vésperas do ensino superior a ter uma visão mais ampla sobre os cursos para os quais irão prestar vestibular. “É importante para eles terem essa visão do que é a universidade. Sem dúvidas ajuda muito”, disse.
Ainda segundo ela, os jogos educativos – atividades lúdicas utilizadas como ferramentas pedagógicas para o ensino de conteúdos programáticos das disciplinas –, apresentados durante o evento são uma forma interessante de superar o distanciamento existente entre alunos e determinadas conteúdos, como os de matemática e física, por exemplo.
A mesma opinião foi compartilhada pela professora Olira Saraiva Rodrigues, dos cursos de Engenharia Civil, Farmácia e Química, e coordenadora do evento. “É importante que esses alunos que estão adentrando a universidade tenham acesso às realidades dos cursos, que são graduações muito distintas. Por isso, tudo foi pensando com muito cuidado e empenho, para que esse futuro graduando saia daqui com uma visão mais elaborada da sua futura graduação”, observa.
Compreender a Universidade como um todo
Desde a edição do ano passado, o Programa de Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde também integra a programação do evento o que, segundo a professora Olira, é mais um ganho para os visitantes. “Com isso o aluno consegue vislumbrar a universidade além da graduação”, explica. E completa: “Esse suporte é importante nesse momento de incertezas e dúvidas, que é o período de prestar o vestibular”.
A estudante do Centro Educacional de Período Integral (Cepi), Dr. Genserico Gonzaga Jaime, Isabella Santiago, 17, corrobora com a opinião da professora. “Aqui a gente aprende o que é cada curso. É muito importante que a gente conheça sobre o que iremos estudar, sobre laboratórios, sobre mestrado e doutorado. Isso nos ajuda bastante na escolha de nossas futuras profissões”, opinou.
Essa orientação que os estudantes recebem é tão importante, que algumas escolas já integraram o Projeto Conhecendo a UEG aos seus calendários escolares. “É importante que nossos estudantes saibam que é possível fazer universidade. E que eles têm essa opção gratuita e próxima a eles”, atesta a professora Angela Maria, do Cepi Genserico Gonzaga.
Para o diretor do CCET, professor Elton Fialho dos Reis, o evento sempre é positivo. Segundo ele, a importância dos estudantes terem esse contato direto com a Universidade é que a universidade pública passa a ser percebido como uma opção para esse aluno. “Muitos não sabem que a UEG é uma instituição pública e gratuita. E aqui nós reforçamos isso. Além disso, quando eles chegam aqui são os nossos estudantes que os recebem. Isso faz diferença, porque serão eles nossos futuros estudantes”, diz.