Ano2012
Curso:Engenharia Agrícola
Título:Atributos físico-quimicos e produção do tomate cereja em hidropania com água residuária em diferentes substratos
Autor:Oliveira, Thiago Henrique de
Orientador:Cunha,Ananda Helena Nunes [ Co-orientadora ]
Assuntos:Tomate cereja - Irrigação - Água residuária; Agricultura de tomate - água residuária
O cultivo hidropônico do tomate cereja em ambiente protegido é um método com a qual se pode obter maior produtividade e um controle mais eficiente de diversos fatores durante o ciclo produtivo. Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso da água residuária, utilizando o gotejamento como sistema de irrigação no cultivo do tomate cereja em diferentes substratos. O experimento foi realizado no campus experimental da Universidade Estadual de Goiás - UEG, na Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas – UnUCET, na cidade de Anápolis/GO. O delineamento experimental foi em blocos casualizados no esquema fatorial 2 x 2, sendo: 2 tipos de substratos e 2 tipos de solução, resultando em quatro tratamentos, com quatro repetições, totalizando dezesseis parcelas. Os mesmos foram distribuídos dentro de cada bloco ao acaso e foram constituídos pela combinação da água com o substrato, sendo: tratamento 1, água residuária mais substrato 1 (20% de fibra de coco com 80% de casca de pinho); tratamento 2 água residuária mais substrato 2 (fibra de coco natural); tratamento 3 = solução nutritiva convencional mais substrato 1 (20% fibra de coco com 80% de casca de pinho); tratamento 4 solução nutritiva convencional mais substrato 2 (fibra de coco natural). O pH está dentro dos limites aceitáveis não havendo diferença estatística entre as variáveis. Para acidez total titulável e sólidos solúveis totais não houve diferença significativa entre os tratamentos (P > 0,05) apresentando um alto valor para os sólidos solúveis totais quando comparados ao tomate de mesa e já a relação sólidos solúveis totais por acidez total titulável houve diferença e esteve acima dos limites mostrando o bom sabor e qualidade dos frutos em relação ao tomate de mesa. O peso individual foi menor do que os que já existem na literatura. A relação diâmetro por comprimento e o número total de frutos por planta não houve diferença (P > 0,05). É possível cultivar tomate cereja utilizando água residuária e obtendo frutos de qualidade.
Arquivo:TCC - Thiago Henrique de Oliveira.pdf