A Universidade Estadual de Goiás (UEG) resulta do processo de transformação da Universidade Estadual de Anápolis(UNIANA) e da incorporação das Instituições de Ensino Superior (IES) isoladas, mantidas pelo poder público estadual, por força da lei Estadual n° 13.456, de Abril de 1999, que vinculou organicamente a UEG à secretaria Estadual de Educação , sendo posteriormente, por meio de Decreto n° 5.158, de 29/12/1999, vinculada à secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás. A UEG foi organizada como uma Universidade multicampi, sendo que a sede se localiza na cidade de Anápolis, no Campus Universitário situado na BR 153 Km 98.

Em 1999 houve a necessidade de mudar os cursos das áreas exatas e tecnológicas : Engenharia Civil, Química, Biologia e Tecnologia em Processamento de Dados, para outro local. Desvinculou-se estes da UNIANA, criando- se um Anexo no Colégio de Aplicação sito na Avenida Nossa Senhora da Conceição no Bairro de Alexandrina, em modestas instalações. No anexo houve o incio das atividades de Biblioteca, agregando um profissional da área, para desenvolver um trabalho de reorganização do acervo e organização da Biblioteca no geral, que até então não tinha passado por nenhum tratamento técnico. Pemanecendo neste local até 2001, quando foi inagurado o Campus Henrique Santilo ,situado na BR 153 n º 3105- Km 98 Fazenda Barreiro do Meio, cidade de Anápolis-Goiás.


Evolução dos cursos do CCET em que a Biblioteca disponibilizou em seu acervo as referentes áreas, nos seguintes anos:
1999 - 4 cursos:
Engenharia Civil, Ciências - Habilitação em Química, Ciências - Habilitação em Biologia e Tecnologia em Processamento de Dados.

2000 - 5 cursos:
Engenharia Agrícola, Arquitetura, Farmácia, Matemática e Química Industrial.

2002 - 2 cursos:
O curso de Tecnologia em Processamento de Dados, passa a ser Sistemas de Informação.
2005 - Curso e Mestrados:
Curso de Física. Mestrado em Ciências Moleculares, na área de Química.

2009 - Pós - Graduação:
Latu Senso em Biologia
Latu Senso em Matemática.

Instalações:

Atualmente suas instalações totalizam 235,20 metros quadrados sendo: 72m2 destinada ao acervo, 127,20m2 destinado aos usuários, tendo disponivel 03 gabines para estudo individual, 16 mesas para estudo em grupo, localizados no no Bloco C – Subsolo.


Seções:
  • Referência;
  • Periódicos;
  • Processamento técnico;
  • Atendimento ( empréstimo, devolução);
  • Guarda- Volumes e
  • Coordenação.

Organização:

O Acervo bibliográfico é processado de acordo com as normas do AACR – 2 e organizado de forma alfa – numérica crescente, adota o sistema de Classificação Decimal Universal - CDU e da tabela CUTTER.

A partir de janeiro de 2001 a Biblioteca da UnUCET é vinculada ao SIBRE – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais e a Pró – Reitoria de Graduação, sendo subordinada administrativamente à direção desta unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas-UnUCET.

Também 2001 foi apresentado um projeto de Diretrizes ao Conselho Universitário para a aquisição de Software, onde o mesmo foi aprovado. Sendo que os registro até o ano de 2004 eram realizados em livros de tombo.

Em Setembro de 2005 iniciou-se nessa Unidade o processo de informatização com Software Gnuteca o mesmo é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como (Unesco) e o MARC21 (LOC – Library of Congress)., sistema este que gerencia os dados bibliográficos, controla empréstimos e atente as necessidades de administração.

No que se refere ao acervo, cabe informar que no período de 2001 a 2003 foram adquiridos 315 títulos e 630 exemplos, perfazendo um total de 945 livros. Até 2004 os registros da entrada do acervo bibliográficos eram realizados em livros de tombos, e os dados que não eram separados por áreas.

A UEG- UnuCET em 2005 registrava em seus arquivos 3.456 títulos num total de 6.047 exemplares nas áreas de Administração, Arquitetura, Biologia, Ciência Socias, Contabilbidade, Direito, Engenharia, Engenharia Agrícola, Ètica, Farmácia, Filosofia, Física, Gestão de Trânsito, Gestão Público, Gestão Sanitária, informática Literatura, Marketing, Português, Psicologia, Química, Radiologia, Religião, e Sociologia. Dessas áreas 11% dos exemplares são da área de Arquitetura, 10% de Biologia, 9% de Engenharia, 3% de Engenharia Agrícola, 15 % de Informática, 9% de Matemática e 7% de Química. Nesse período foram feitas assinaturas dos seguintes periódicos: Scienfic American, Cultivar, Química e Derivados, Revista Brasileira de Cancerologia, Acta Scientiarum, Agroanalyses, Anfarmag. O que ainda e insufienciente diante das necessidades e demandas nas diversas áreas de conhecimento que estão inseridas na UnUCET.

Mesmo que o total de livros da UnUCET tenha aumentado de 975 em 2003 para 6.047 livros em 2005, ainda não foi suficiente para atender a demanda dos cursos estruturantes, sequências e os cursos de pós-graduação lato-sensu que funcionam nessa Unidade.


Dados atuais:
7423 Obras, 10614 exemplares.
Serviços básicos oferecidos aos usuários:
  • Consulta no recinto da biblioteca
  • Empréstimo domiciliar
  • Acesso às Bases de dados da Biblioteca
  • Acesso às Bases de dados da Rede
  • Levantamentos bibliográficos
  • Referência Bibliográfica
  • Fichas Catalográficas (Publicações da UEG)
  • Relatórios Estatísticos de Inscrições na Biblioteca, Empréstimo e processamento técnico.

Hoje a Biblioteca permanece aberta de segunda - feira à sexta - feira de 07:30 às 22:30h e aos sábados de 08:00 às 16:30h. A mesma está sob a coordenação de dois profissionais graduados em Biblioteconomia devidamente registrados no Conselho Regional de Biblioteconomia 1° Região e possui em seu quadro de pessoal 13 auxiliares.



Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG