Título:Dynamic docscree - extensão do descritor de tela docscree
Autor:Rezende, Tiago Alan
Orientador:Rangel, Guiliano Alves
Assuntos:Dynamic docscree - desenvolvimento - templante
Este trabalho é uma extensão dos projetos iniciados pelos alunos da UEG Carlos (2012), Rabelo e Oliveira (2011), com suas respectivas documentações e uma aplicação disponível na UEG. O Dynamic DocScree, assim como o DocScree, projeto desenvolvido pelo pri meiro aluno citado, utilizará o framework QUID, criado pelos alunos citados anteriormente. O projeto consiste no acréscimo do conceito de serviços ao software. Serviços são toda funcionalidade relacionada a um Artefato. Graças a estrutura do projeto, será possível um desenvolvedor criar uma novo serviço e importá-lo ao software. Os principais serviços são: o de Persistência, que consiste na maneira de armazenar o artefato preenchido e seus Membros, é possível criar diversas formas de persistência, por arquivo, por banco de dados, etc; o de Dependência, consiste nas relações entre os TipoMembros, por exemplo, um TipoMembro só pode ser preenchido depois de se preencher um outro, etc. Os serviços de Dependência são divididos em: Criação, acontece quando um artefato obriga a criação de outro artefato; Composição, acontece quando um Artefato possui um outro artefato associado; ListagemParcial, acontece quando um Artefato possui uma lista de Artefatos associados a ele; e o de Listagem-Total, acontece quando um artefato possui todos artefatos daquele ArtefatoModelo. Outro serviço são os Serviços de ação, o qual abrange as ações feitas no Artefato, por exemplo, o envio de e-mail, validação de dados, etc. Além dos Serviços, existe a criação do Modelo, o que consiste na definição de quais artefatos o preenchedor deve preencher, e quais regras deverão ser obedecidas, ou seja, quantidade máxima de artefatos que determinado ArtefatoModelo pode ser preenchido, ordem em que eles podem ser preenchidos etc.
Arquivo:DMS.pdf