Título:O uso do jogo garbage collector como ferramenta auxiliadora no aprendizado de alunos do ensino fundamental
Autor:Pinto, João Victor de Araújo
Orientador:Del-Fiaco, Ronaldo
Assuntos:Ensino médio - Jogo educativo garbage collector - Didática
Este trabalho propõe identificar se o jogo educativo Garbage Collector, desenvolvido por alunos do curso de Sistemas de Informação da UEG-CCET, traz melhorias para o aprendizado de alunos do ensino fundamental que o usarem em aula como uma ferramenta didática. Além disso, o trabalho pretende identificar a opinião dos professores sobre esse tipo de didática no meio educacional e suas experiências com jogos educativos. Os dados utilizados nesse trabalho foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos das turmas do sexto ano A e sexto ano B do Colégio Estadual Manoel Ribeiro de Freitas Machado em Jaraguá-GO e também aos professores do mesmo colégio. Esta pesquisa é de caráter exploratório, tendo como forma de coleta de dados questionários que foram elaborados seguindo as características apresentadas por Ghunther (2003), no trabalho intitulado “Como elaborar um questionário”. Esses questionários foram elaborados de forma quantitativa para melhor visualização dos resultados finais. A fundamentação teórica se dá por meio de experiências que outros autores apresentaram em pesquisas semelhantes como Ferreira e Pereira (2013), e Junior (2010), levando em conta obras como a de Dias (2004), que mostra a importância de novas formas de se aplicar a educação ambiental nas escolas. Os resultados obtidos podem confirmar a eficiência dos trabalhos realizados pelo projeto proposto por DelFiaco (2014), responsável pelo desenvolvimento do jogo Garbage Collector. Também para garantir os benefícios da utilização de jogos educativos na aprendizagem de alunos do ensino fundamental, referente aos professores, foram coletadas informações referentes a dificuldades sobre este tipo de didática e no futuro, podem ser elaboradas formas de contornar essas dificuldades, para melhor aproveitamento de ferramentas como o Garbage Collector.
Arquivo:2015-TCC-RONALDO-JOAOVICTOR.pdf