Ano2015
Curso:Sistemas de Informação
Título:Analise de sentimentos: polarização de twites utilizando o lingpipe- periodo eleitoral 2014 com foco na campanha presidencial
Autor:Barbosa, Flávia Gonçalves
Orientador:Fernandes, Márcio Giovane C.
Assuntos:Redes sociais - Análise de sentimento - Mineração de texto; Redes sociais - Polarização - Lingpipe
Resumo:
Após o surgimento, familiarização e evolução dos meios de acesso às redes sociais, o número de dados gerados diariamente cresceu e crescem a cada dia. As redes sociais se tornaram um meio de socialização e uma ferramenta de grande poder onde as pessoas registram seus protestos, desabafos, críticas, elogios etc. Como os idealizadores das redes sociais não se preocuparam com a padronização dos dados que poderiam ser gerados e utilizados por elas, temos hoje o que chamamos de mar de dados e para que estes dados tornem-se informações úteis, cabe aos profissionais de Tecnologia da Informação descobrir formas de realizar esta transformação. Uma das formas utilizadas por profissionais de Tecnologia da Informação é a Análise de Sentimento que consiste em uma junção de técnicas voltadas para a polarização de textos sobre determinado assunto, marca, produto etc., trabalhando na grande maioria das vezes com as polaridades: positivos, negativos e neutros, por ser uma técnica recente suas aplicações e registros na língua portuguesa ainda são poucos, há um número um pouco maior de referência na língua inglesa, ainda assim são recentes. Tendo conhecimento deste cenário, este projeto buscou a confirmação da viabilização da aplicação da Análise de Sentimento na língua portuguesa, com a finalidade de inferir tendências e padrões para serem comparados com dados de intenção de voto divulgada por pesquisa realizada no período eleitoral. Com os resultados obtidos foi possível confirmar a viabilização e aplicabilidade da Análise de Sentimento na língua portuguesa, possibilitou também a identificação das melhores práticas para inferência de padrões para equiparação com os dados de intenção de voto divulgada na pesquisa utilizada como referência.
Publicação:Não Autorizado
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