Ano | 2015 |
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Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Analise de sentimentos: polarização de twites utilizando o lingpipe- periodo eleitoral 2014 com foco na campanha presidencial |
Autor: | Barbosa, Flávia Gonçalves |
Orientador: | Fernandes, Márcio Giovane C. |
Assuntos: | Redes sociais - Análise de sentimento - Mineração de texto; Redes sociais - Polarização - Lingpipe |
Resumo: | Após o surgimento, familiarização e evolução dos meios de acesso às redes
sociais, o número de dados gerados diariamente cresceu e crescem a cada dia. As redes sociais
se tornaram um meio de socialização e uma ferramenta de grande poder onde as pessoas
registram seus protestos, desabafos, críticas, elogios etc. Como os idealizadores das redes
sociais não se preocuparam com a padronização dos dados que poderiam ser gerados e
utilizados por elas, temos hoje o que chamamos de mar de dados e para que estes dados
tornem-se informações úteis, cabe aos profissionais de Tecnologia da Informação descobrir
formas de realizar esta transformação.
Uma das formas utilizadas por profissionais de Tecnologia da Informação é a
Análise de Sentimento que consiste em uma junção de técnicas voltadas para a polarização de
textos sobre determinado assunto, marca, produto etc., trabalhando na grande maioria das
vezes com as polaridades: positivos, negativos e neutros, por ser uma técnica recente suas
aplicações e registros na língua portuguesa ainda são poucos, há um número um pouco maior
de referência na língua inglesa, ainda assim são recentes.
Tendo conhecimento deste cenário, este projeto buscou a confirmação da
viabilização da aplicação da Análise de Sentimento na língua portuguesa, com a finalidade de
inferir tendências e padrões para serem comparados com dados de intenção de voto divulgada
por pesquisa realizada no período eleitoral.
Com os resultados obtidos foi possível confirmar a viabilização e aplicabilidade
da Análise de Sentimento na língua portuguesa, possibilitou também a identificação das
melhores práticas para inferência de padrões para equiparação com os dados de intenção de
voto divulgada na pesquisa utilizada como referência. |
Publicação: | Não Autorizado |
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