Título:Sexualidade - Alunos de ensino médio - Influência da mídia
Autor:Silva, Marília Carvalho
Orientador:Leal, Miriam Marques
Assuntos:Sexualidade - Alunos de ensino médio - Influência da mídia
Várias pesquisas apontam que a adolescência constitui uma fase de grande vulnerabilidade, influências e ações impensadas nos assuntos relacionados à sexualidade. Essa situação, para muitos autores, é o reflexo da ausência de conversas entre os pais e filhos e das deficiências do sistema educacional no fornecimento de informações concretas aos adolescentes. Essa deficiência acaba sendo uma ponte para os adolescentes recorrerem a outras fontes de conhecimento, como amigos e as mídias em geral. Sabendo que a mídia, através dos conteúdos que veicula, pode desempenhar um papel tanto positivo quanto negativo, o presente estudo teve por objetivo analisar a influência da mídia nos assuntos relacionados ao sexo, e com isso conhecer as fontes pelas quais os adolescentes recebem maior orientação sobre a sexualidade. Buscou-se também conhecer qual a participação que os pais e a escola têm na construção desse conhecimento e se os mesmos são utilizados em seu dia a dia. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem quanti-qualitativa, envolvendo uma população não-probabilística (amostragem por acessibilidade). O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado que possibilitou a coleta dos dados. Os resultados foram tabulados através do programa Microsoft Office Excel 2010 e interpretados através da análise e discussão dos dados. A amostra pesquisada foi constituída de alunos de todos os 1º anos do Ensino Médio do turno matutino de um colégio estadual da cidade de Anápolis, com idades compreendidas na faixa etária de 14 a 19 anos. Através desta pesquisa foi possível observar a pequena influência dos pais e dos professores nas orientações relacionados ao sexo, e a busca por outras fontes de conhecimento pouco confiáveis como a internet, e os amigos. A partir da avaliação feita pelos estudantes, conteúdos relacionados ao sexo transmitidos diariamente pela mídia, possuem um efeito mais negativo do que positivo, o que pode influenciar em muitas atitudes sexuais, como a falta de proteção contra DST e a gravidez indesejada. Os resultados poderão contribuir para a mudança nas tomadas de decisões dos professores ao abordar o tema sexualidade alertando a escola sobre a necessidade de tratar o assunto a partir de uma nova perspectiva.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.