Ano | 2015 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | A educação e as possibilidades de inclusão de deficientes visuais: materiasis didáticos pedagógicos |
Autor: | Gertrudes, Raphael Borges |
Orientador: | Oliveira, Vera Lúcia Cardoso de |
Assuntos: | Educação especial - Deficiente visual - Material didático |
Resumo: | Hoje no mundo em que vivemos ainda existem muitos preconceitos com relação às pessoas
que apresentam deficiências, onde podem ser citados portadores de deficiências visuais,
auditivas e cognitivas, porém, encontramos pesquisadores como Freitas, Burkle e Oliveira que
se propõem a estudar diferentes maneiras para minimizar a questão que envolve preconceito à
qual as pessoas são sujeitas e que as impossibilitam de terem oportunidades igualitárias na
sociedade. A realidade dos indivíduos que apresentavam deficiência no contexto da visão foi
substituída por uma visão inclusiva, onde a educação foi uma peça muito importante nesta
mudança, e, portanto foi necessário ganhar uma grande transformação onde até aquele exato
momento, os portadores de deficiência tinham sido deixados de lado na educação, sendo
assim, o aluno era atendido apenas separadamente ou até mesmos excluídos, onde se
afastavam da sociedade. O aluno que é deficiente visual, assim como qualquer outro
individuo, precisa de intervenções educacionais mais ligadas para as suas verdadeiras
necessidades, as limitações proporcionadas pela deficiência visual não podem impedir o
portador de expressar suas potencialidades em outras atividades nas quais os outros sentidos
possam favorecer, pois, mesmo nas pessoas classificadas como “normais”, não é perceptível a
utilização integral de todos os sentidos. O processo de inclusão dos portadores de
necessidades especiais na escola e na sociedade necessita de conhecimentos específicos dos
profissionais que estão envolvidos neste processo, para que isso aconteça, tendo em vista a
visão de uma escola inclusiva, acredita-se que o conhecimento sobre adaptações nas grades
curriculares e recursos didático-pedagógicos adaptados, por parte dos professores da rede
regular de ensino que possuem alunos com necessidades especiais, pode tornar-se elemento
facilitador para essa inclusão. Assim, este estudo objetivou analisar quais métodos
pedagógicos que podem ser usados para a inclusão dos deficientes visuais na educação. A
metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O estudo permitiu identificar alguns dos
principais métodos e técnicas utilizadas para a inclusão dos deficientes visuais. Entre esses
diversos métodos, alguns são sugeridos pelos autores supracitados como indispensáveis para
que as escolas sejam realmente inclusivas, como por exemplo, os livros adaptados ao sistema
braille. Vale considerar a necessidade da capacitação dos professores para o uso dos materiais
didático pedagógicos para os alunos com deficiência visual. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC- CD-Final.pdf |