Título:Jogos didáticos para o ensino de botânica: uma proposta para favorecer a aprendizagem significativa
Autor:Félix, Lisandra Soares
Orientador:Santos, Mirley Luciene dos
Assuntos:Ensino de Botânica - Jogos didáticos
Um dos desafios da educação é a promoção de uma aprendizagem que seja significativa para os alunos. E essa aprendizagem dependerá em parte, das metodologias de ensino adotadas pelos educadores. Os processos metodológicos tradicionalmente utilizados nas Ciências da natureza caracterizam-se pela falta de vínculo entre o conteúdo ensinado e a realidade dos alunos. Nesse contexto, insere-se também o ensino da Botânica, área específica da Biologia, que apresenta conteúdos amplos, onde tradicionalmente são abordados conteúdos que dizem respeito à morfologia, fisiologia e reprodução de algas, fungos, além das plantas. Existem diversas metodologias de ensino complementaresà aula expositiva, e entre elas estão os jogos didáticos.Utilizados como material de apoio pelo professor, os jogos podem colaborar para a aprendizagem, elucidar conceitos, reforçar a aquisição de conteúdos, articular a convivência social entre os alunos, trabalhar a imaginação, e principalmente a cooperação. Dessa forma, o jogo didático pode ser utilizado como promotor de aprendizagem nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Nessa perspectiva, objetivou-se desenvolver jogos didáticos como metodologia de ensino dos conteúdos de botânica para o ensino médio, bem como avaliar a aplicação de um desses jogos entre alunos do ensino médio. Três jogos relacionados aos conteúdos de botânica abordados no currículo do ensino médio foram elaborados. Os jogos foram denominados “Tabuleiro Botânico”, “Dominó Morfológico” e “Um Pé de Que?”. O tabuleiro, as imagens do dominó e das cartas foram preparados com o auxílio do programa Microsoft Power Point, impressos em banner (Tabuleiro Botânico) ou papel adesivo e colados sobre retângulos de madeira (Dominó). Para o jogo “Um pé de que?”, frutos de plantas nativas do Cerrado foram coletados, desidratados em estufa, identificados e armazenados em recipientes devidamente etiquetados. Cartões em papel com as dicas das plantas foram confeccionados. O jogo Tabuleiro Botânico foi aplicado em uma turma da segunda série do Ensino Médiode uma escola da rede púbica estadual de ensino, no município de Anápolis, GO. A priori, os alunos não tinham iniciado o estudo de botânica e aproveitamos o momento para aplicar o jogo e verificar os conteúdos prévios dos alunos e ao mesmo tempo inserir o conteúdo novo do semestre. O jogo foi bem recebido pelos alunos que o avaliaram de forma positiva, demonstrando um bom entendimento das regras e interesse pelo conteúdo. Conclui-se que os jogos didáticos para o ensino de botânica podem contribuir de forma positiva para o processo ensinoaprendizagem, embora ainda sejam escassos e pouco utilizados pelos professores.
Arquivo:TCC - Lisandra Soares Félix.pdf