Ano | 2015 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Jogos didáticos para o ensino de botânica: uma proposta para favorecer a aprendizagem significativa |
Autor: | Félix, Lisandra Soares |
Orientador: | Santos, Mirley Luciene dos |
Assuntos: | Ensino de Botânica - Jogos didáticos |
Resumo: | Um dos desafios da educação é a promoção de uma aprendizagem que seja significativa
para os alunos. E essa aprendizagem dependerá em parte, das metodologias de ensino
adotadas pelos educadores. Os processos metodológicos tradicionalmente utilizados nas
Ciências da natureza caracterizam-se pela falta de vínculo entre o conteúdo ensinado e a
realidade dos alunos. Nesse contexto, insere-se também o ensino da Botânica, área
específica da Biologia, que apresenta conteúdos amplos, onde tradicionalmente são
abordados conteúdos que dizem respeito à morfologia, fisiologia e reprodução de algas,
fungos, além das plantas. Existem diversas metodologias de ensino complementaresà
aula expositiva, e entre elas estão os jogos didáticos.Utilizados como material de apoio
pelo professor, os jogos podem colaborar para a aprendizagem, elucidar conceitos,
reforçar a aquisição de conteúdos, articular a convivência social entre os alunos,
trabalhar a imaginação, e principalmente a cooperação. Dessa forma, o jogo didático
pode ser utilizado como promotor de aprendizagem nas práticas escolares,
possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Nessa perspectiva,
objetivou-se desenvolver jogos didáticos como metodologia de ensino dos conteúdos de
botânica para o ensino médio, bem como avaliar a aplicação de um desses jogos entre
alunos do ensino médio. Três jogos relacionados aos conteúdos de botânica abordados
no currículo do ensino médio foram elaborados. Os jogos foram denominados
“Tabuleiro Botânico”, “Dominó Morfológico” e “Um Pé de Que?”. O tabuleiro, as
imagens do dominó e das cartas foram preparados com o auxílio do programa Microsoft
Power Point, impressos em banner (Tabuleiro Botânico) ou papel adesivo e colados
sobre retângulos de madeira (Dominó). Para o jogo “Um pé de que?”, frutos de plantas
nativas do Cerrado foram coletados, desidratados em estufa, identificados e
armazenados em recipientes devidamente etiquetados. Cartões em papel com as dicas
das plantas foram confeccionados. O jogo Tabuleiro Botânico foi aplicado em uma
turma da segunda série do Ensino Médiode uma escola da rede púbica estadual de
ensino, no município de Anápolis, GO. A priori, os alunos não tinham iniciado o estudo
de botânica e aproveitamos o momento para aplicar o jogo e verificar os conteúdos
prévios dos alunos e ao mesmo tempo inserir o conteúdo novo do semestre. O jogo foi
bem recebido pelos alunos que o avaliaram de forma positiva, demonstrando um bom
entendimento das regras e interesse pelo conteúdo. Conclui-se que os jogos didáticos
para o ensino de botânica podem contribuir de forma positiva para o processo ensinoaprendizagem,
embora
ainda
sejam
escassos
e
pouco
utilizados
pelos
professores. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC - Lisandra Soares Félix.pdf |