Ano2011
Curso:Farmácia
Título:Ações de marketing para abertura de uma drogaria
Autor:Sousa, José Tiago; Lima Júnior, Luiz Carlos
Orientador:Del Fiaco, Juliana Luiza Moreira
Assuntos:Drogaria - Planejamento de marketing; Farmácia - Plamejamento de marketing
Resumo:
A essência do Marketing é o processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo de valor para outro, com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos. O planejamento de marketing visa decidir estratégias a serem adotadas que ajudarão a empresa a atingir seus objetivos estratégicos gerais. No âmbito farmacêutico, as drogarias necessitam, a cada dia, utilizar as ferramentas de Marketing para melhorar suas atividades administrativas internas, o seu modo de relacionamento com o cliente e a sua imagem junto à população, como forma de empreendedorismo e de melhorar sua lucratividade e serviços. O trabalho em questão teve por objetivo propor ações de Marketing para abertura de uma drogaria. Para tal propósito procedeu-se uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos relacionados ao tema. Realizou-se um estudo de caso para se fazer um diagnóstico para a abertura da Drogaria, bem como, uma pesquisa de campo. Participaram da amostragem 72 moradores incluídos no espaço amostral aleatório estabelecido. Utilizou-se o programa Microsoft Office Excel 2007 do pacote Windows, para construção de gráficos. Analisaram-se quantitativamente e qualitativamente os dados. Através das respostas obtidas dos questionários verificou-se, por exemplo, que na população analisada a maioria possui renda satisfatória e que o aspecto geral da drogaria é o fator que mais transmite confiança ao cliente. Com base nos resultados da pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso elaborou-se um plano de marketing para abertura da Drogaria Oasis. Concluiu-se que em um mercado cada vez mais competitivo e saturado, se faz necessária a implantação de ações de Marketing voltadas para o gerenciamento estratégico desse tipo de negócio.
Publicação:Autorizado
Arquivo:monografiafinalluiztiago2011.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG