Ano | 2011 |
---|---|
Curso: | Farmácia |
Título: | Ações de marketing para abertura de uma drogaria |
Autor: | Sousa, José Tiago; Lima Júnior, Luiz Carlos |
Orientador: | Del Fiaco, Juliana Luiza Moreira |
Assuntos: | Drogaria - Planejamento de marketing; Farmácia - Plamejamento de marketing |
Resumo: | A essência do Marketing é o processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo
de valor para outro, com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos. O planejamento de
marketing visa decidir estratégias a serem adotadas que ajudarão a empresa a atingir seus
objetivos estratégicos gerais. No âmbito farmacêutico, as drogarias necessitam, a cada dia,
utilizar as ferramentas de Marketing para melhorar suas atividades administrativas internas, o
seu modo de relacionamento com o cliente e a sua imagem junto à população, como forma de
empreendedorismo e de melhorar sua lucratividade e serviços. O trabalho em questão teve por
objetivo propor ações de Marketing para abertura de uma drogaria. Para tal propósito
procedeu-se uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos relacionados ao tema.
Realizou-se um estudo de caso para se fazer um diagnóstico para a abertura da Drogaria, bem
como, uma pesquisa de campo. Participaram da amostragem 72 moradores incluídos no
espaço amostral aleatório estabelecido. Utilizou-se o programa Microsoft Office Excel 2007
do pacote Windows, para construção de gráficos. Analisaram-se quantitativamente e
qualitativamente os dados. Através das respostas obtidas dos questionários verificou-se, por
exemplo, que na população analisada a maioria possui renda satisfatória e que o aspecto geral
da drogaria é o fator que mais transmite confiança ao cliente. Com base nos resultados da
pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso elaborou-se um plano de
marketing para abertura da Drogaria Oasis. Concluiu-se que em um mercado cada vez mais
competitivo e saturado, se faz necessária a implantação de ações de Marketing voltadas para o
gerenciamento estratégico desse tipo de negócio. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | monografiafinalluiztiago2011.pdf |