Ano2011
Curso:Ciências Biológicas
Título:A inclusão de alunos com síndrome de down: percepção dos agentes educacionais na rede estadual de educação no município de Goiânia - GO
Autor:Silveira, Camila Costa da
Orientador:Tiradentes, Cibele Pimenta
Assuntos:Síndrome de Down - Educação especial - Goiânia
Resumo:
O ambiente onde a pessoa com Síndrome de Down está inserido é um dos fatores principais para seu desenvolvimento biopsicossocial, pois é neste ambiente que ele desenvolverá vínculos e relacionamentos. Sendo a escola o lugar mais propício para se eliminar atitudes discriminatórias e valorizar a diversidade. Para inclusão ocorrer e necessário o envolvimento de toda equipe escolar. O presente estudo investigou a percepção dos agentes educacionais (diretores, coordenadores, professores de apoio e professores de ciências/ biologia) em 8 colégios estaduais no município de Goiânia-GO. Tendo que se para inclusão ocorrer toda a equipe precisa agir em conjunto. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a percepção dos agentes educacionais sobre o processo de inclusão de alunos com síndrome de Down na escola regular e se esses profissionais estão preparados para realizar este processo. A pesquisa mostrou que a maioria dos profissionais tem diferentes visões sobre a concepção de inclusão, falta acreditar na inclusão e ter preparo para promoverem a inclusão. Os dados permitiram identificar os principais problemas da proposta inclusiva não estarem ocorrendo nas escolas.
Publicação:Autorizado
Arquivo:TCC FINAL camila.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG