Ano | 2011 |
---|---|
Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | A inclusão de alunos com síndrome de down: percepção dos agentes educacionais na rede estadual de educação no município de Goiânia - GO |
Autor: | Silveira, Camila Costa da |
Orientador: | Tiradentes, Cibele Pimenta |
Assuntos: | Síndrome de Down - Educação especial - Goiânia |
Resumo: | O ambiente onde a pessoa com Síndrome de Down está inserido é um dos fatores principais
para seu desenvolvimento biopsicossocial, pois é neste ambiente que ele desenvolverá
vínculos e relacionamentos. Sendo a escola o lugar mais propício para se eliminar atitudes
discriminatórias e valorizar a diversidade. Para inclusão ocorrer e necessário o envolvimento
de toda equipe escolar. O presente estudo investigou a percepção dos agentes educacionais
(diretores, coordenadores, professores de apoio e professores de ciências/ biologia) em 8
colégios estaduais no município de Goiânia-GO. Tendo que se para inclusão ocorrer toda a
equipe precisa agir em conjunto. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a percepção dos
agentes educacionais sobre o processo de inclusão de alunos com síndrome de Down na
escola regular e se esses profissionais estão preparados para realizar este processo. A pesquisa
mostrou que a maioria dos profissionais tem diferentes visões sobre a concepção de inclusão,
falta acreditar na inclusão e ter preparo para promoverem a inclusão. Os dados permitiram
identificar os principais problemas da proposta inclusiva não estarem ocorrendo nas escolas. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC FINAL camila.pdf |