Ano2011
Título:Determinação de metais pesados em amostras de solo de sepulturas do cemitério park e em mostra de água no lençol freático da região de Anápolis - Go
Autor:Santos, Daniel Junior Almeida dos
Orientador:Lobo, Tatiane Martins
Assuntos:Cemitério - Contaminação do Solo - Metais pesados; Cemitério - Contaminação de água
Os estudos sobre a contaminação dos solos dos cemitérios por metais pesados é muito pequeno, considerando que a maioria dos estudos realizados nesta área enfatiza componentes orgânicos. O trabalho avalia a contaminação do solo do cemitério Park na cidade de Anápolis no estado de Goiás e da água do lençol freático da região onde se encontra, utilizando como metodologia espectroscopia de absorção atômica na leitura de amostras de solo de sepulturas do cemitério e de amostras de água de cisternas de residências próximas ao mesmo. A coleta das amostras de água foi feita em dois períodos: chuvoso e seco. A concentração de metais pesados encontrados no solo teve valores abaixo dos permitidos pelas legislações. As amostras de água tiveram índices de contaminação elevados, valores que se apresentaram maiores na região mais próxima ao cemitério. A região mais distante também teve ocorrência de contaminantes em função do relevo da região.
Arquivo:tcc 2 pronto.pdf