Ano | 2012 |
---|---|
Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Análise do ensino de biologia evolutiva e o perfil dos alunos deste conteúdo em escolas de ensino médio de Anápolis-GO |
Autor: | Fonseca, Jéssica Tatiana da Silva |
Orientador: | Almeida, Cláudio Magalhães de |
Assuntos: | Ensino de biologia evolutiva - Ensino Médio - Anápolis, GO |
Resumo: | A Biologia evolutiva integra várias disciplinas da Biologia de uma maneira complexa e
interativa, ou seja, para assumir um profundo entendimento do assunto é necessário uma
demanda de conhecimento em diversas áreas desta disciplina. O conteúdo de evolução é de
suma importância para a compreensão da história dos seres vivos e sua relação uns com os
outros, entretanto este conhecimento é muitas vezes inacessível para a maioria dos
profissionais especializados, como os professores além ser um tema de difícil compreensão
para os alunos. Desse modo serão apresentadas algumas reflexões a fim de estimular
discussões que visam à melhoria das condições de ensino para este conteúdo da área da
biologia. O objetivo deste trabalho é examinar o ensino e o perfil dos alunos que estudam
evolução em Anápolis-GO. Foram aplicados questionários em escolas públicas, privadas e de
vertente religiosa privada. O questionário contém 15 questões e englobou diversos temas e
conceitos sobre os mais variados aspectos evolutivos. Com base nos questionários
distribuídos aos alunos de escolas públicas e privadas de ensino médio na cidade de Anápolis,
em dados fornecidos pelo "Secretária Municipal de Educação", foram feitas propostas com o
intuito de auxiliar as discussões que visam a melhoria do ensino de biologia evolutiva no
Ensino Médio. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC Versão Final Corrigida.pdf |