Ano2012
Título:Avaliação de softwares educacionais disponibilizados no "Portal do professor": conteúdo de ciências para os anos finais do ensino fundamental
Autor:Tavares, Taizy Leda
Orientador:Figueiredo, Adda Daniela Lima
Assuntos:Cibercultura - Educação; Avaliação de softwares educacionais
As políticas públicas e a mídia apresentam as tecnologias de informação e comunicação como dispositivos capazes de influenciar a aprendizagem e imaginação de crianças e jovens. Já existe uma gama de recursos tecnológicos disponíveis na rede de computadores, entre eles os softwares educacionais, para serem usados em sala de aula. Todavia, há a necessidade de avaliação destes recursos enquanto ferramenta de qualidade para o processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi avaliar os softwares educacionais disponibilizados no Portal do Professor, banco de objetos educacionais do governo federal, para a disciplina de ciências (séries finais do ensino fundamental) com base em uma ficha de registro adaptada. O estudo baseou-se na leitura crítica dos seguintes autores: Alves (2004); Libâneo (2007); Oliveira et al. (2001); Peixoto (2008); Souza et al. (2004); Vesce (2011); Vieira (1999), dentre outros. Dos softwares educacionais (SE) encontrados, em número de treze, 100% estão em língua estrangeira e desses 70% em espanhol. Verifica-se a transposição de conteúdos, de uma mídia impressa para a mídia eletrônica. Todos os SE analisados tem potencial para que o aluno realize feedback do conteúdos apresentados. Além disso, 46,5% dos softwares avaliados apresentam interdisciplinaridade com as matérias de geografia e educação física. Uma crítica aos SE são que 85% estão embasados em metodologias tradicionais, que possivelmente não levem o aluno a construir o conhecimento. A maioria dos softwares atende de forma satisfatória aos aspectos técnicos básicos. Mais trabalhos devem ser realizados dentro desta abordagem para que resultados possam ser confrontados e, por conseguinte, a construção de um banco de dados com os softwares que possam possibilitar uma ferramenta de qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.
Arquivo:TCC - TaizyLTavares.pdf