Ano | 2012 |
---|---|
Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Avaliação de softwares educacionais disponibilizados no "Portal do professor": conteúdo de ciências para os anos finais do ensino fundamental |
Autor: | Tavares, Taizy Leda |
Orientador: | Figueiredo, Adda Daniela Lima |
Assuntos: | Cibercultura - Educação; Avaliação de softwares educacionais |
Resumo: | As políticas públicas e a mídia apresentam as tecnologias de informação e
comunicação como dispositivos capazes de influenciar a aprendizagem e imaginação de
crianças e jovens. Já existe uma gama de recursos tecnológicos disponíveis na rede de
computadores, entre eles os softwares educacionais, para serem usados em sala de aula.
Todavia, há a necessidade de avaliação destes recursos enquanto ferramenta de qualidade para
o processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi avaliar os
softwares educacionais disponibilizados no Portal do Professor, banco de objetos
educacionais do governo federal, para a disciplina de ciências (séries finais do ensino
fundamental) com base em uma ficha de registro adaptada. O estudo baseou-se na leitura
crítica dos seguintes autores: Alves (2004); Libâneo (2007); Oliveira et al. (2001); Peixoto
(2008); Souza et al. (2004); Vesce (2011); Vieira (1999), dentre outros. Dos softwares
educacionais (SE) encontrados, em número de treze, 100% estão em língua estrangeira e
desses 70% em espanhol. Verifica-se a transposição de conteúdos, de uma mídia impressa
para a mídia eletrônica. Todos os SE analisados tem potencial para que o aluno realize
feedback do conteúdos apresentados. Além disso, 46,5% dos softwares avaliados apresentam
interdisciplinaridade com as matérias de geografia e educação física. Uma crítica aos SE são
que 85% estão embasados em metodologias tradicionais, que possivelmente não levem o
aluno a construir o conhecimento. A maioria dos softwares atende de forma satisfatória aos
aspectos técnicos básicos. Mais trabalhos devem ser realizados dentro desta abordagem para
que resultados possam ser confrontados e, por conseguinte, a construção de um banco de
dados com os softwares que possam possibilitar uma ferramenta de qualidade ao processo de
ensino e aprendizagem. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC - TaizyLTavares.pdf |