Ano2011
Título:Preparo de produtos domissanitários como alternativa para o ensino de química de jovens e adultos (eja)
Autor:G. Neto, José Jamil Aniz
Orientador:Silva, Eliete Lúcia
Assuntos:Ensino de química - Toria e prática
As escolas públicas do Brasil têm enfrentado vários problemas como a falta de profissionais qualificados, o descaso de algumas autoridades, a falta de interesse dos alunos e outros fatores que acabam prejudicando e dificultando a prática do ensino em sala de aula. A educação de Jovens e Adultos é sido uma das modalidades da educação que tem passado por sérios problemas, pois os alunos possuem um contexto sócio histórico diferente e que precisa de um ensino voltado de acordo com seus anseios e perspectiva de vida. O ensino de química na maioria das vezes tem sido aplicado de maneira fragmentada dificultando a aprendizagem do conteúdo pelo aluno que não tem a compreensão da importância da química e sua utilização na sociedade. Com ênfase nesta problemática o trabalho segue com uma proposta de fazer a relação entre a teoria e prática através da experimentação auxiliando o desenvolvimento científico dos alunos através do conhecimento prévio adquirido por estes ao longo da vida e sua aplicação no cotidiano. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Rotary Donana no Município de Anápolis-GO, a pesquisa teve como base o estudo do perfil dos alunos e a problemática da Educação de Jovens e Adultos através da aplicação de questionários; e depois a aula teórica e experimentação. Com a realização deste trabalho pode-se perceber que teve um resultado positivo tanto para o professor de química como para os alunos da EJA que se mostraram mais interessados e motivados, quanto à compreensão dos conceitos químicos e da importância da disciplina juntamente com seus benefícios para a sociedade. Baseado na afirmação dos alunos sobre a importância da experimentação sala de aula como pode ser confirmada através dos gráficos contendo a opinião dos alunos.
Arquivo:Monografia final.pdf