Ano | 2011 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Elaboração e aplicação de um, objeto virtual de aprendizagem para o ensino de química . Em foco: a indústria farmac~eutica remediar |
Autor: | Gracia, Jhenthuelle Fernandes |
Orientador: | Benite, Cláudio Roberto Machado |
Assuntos: | Ensino de química - Ambiente virtual; Ensino de química - Tecnologia e comunicação |
Resumo: | A revolução tecnológica nas informações e comunicações, impulsionadas pela
expansão do uso de computadores e a internet, transformaram nossa
sociedade e nossa cultura. Sob esta mesma perspectiva, tradicionais técnicas
se tornaram ineficazes diante à chegada da nova geração cibercultural às
escolas de ensino médio do país. Anápolis, devido à sua importância no
cenário industrial farmacêutico brasileiro apresenta grande empregabilidade
para analistas químicos, porém, a sociedade demonstra conhecer pouco sobre
esta área de trabalho. Utilizando a pesquisa participante, desenvolveu-se um
objeto virtual de aprendizagem (OVA) interativo, denominado “Indústria
Farmacêutica Remediar”, no qual foi utilizado como um facilitador da
aprendizagem de ciências/química; em sua construção, buscou-se aliar
tecnologia, processos químico-farmacêuticos e a química vivenciada no
cotidiano do aluno. Na aplicação do OVA, um representante da fictícia
“Indústria Farmacêutica Remediar” acompanhou os alunos a conhecerem a
indústria, desde as etapas produtivas de um fármaco ao controle de qualidade,
no qual formam utilizados os recursos das analogias na contextualização. O
OVA que abrangeu ciências/química e tecnologia teve uma boa aceitação entre
os alunos. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA.pdf |