Ano2011
Título:Elaboração e aplicação de um, objeto virtual de aprendizagem para o ensino de química . Em foco: a indústria farmac~eutica remediar
Autor:Gracia, Jhenthuelle Fernandes
Orientador:Benite, Cláudio Roberto Machado
Assuntos:Ensino de química - Ambiente virtual; Ensino de química - Tecnologia e comunicação
A revolução tecnológica nas informações e comunicações, impulsionadas pela expansão do uso de computadores e a internet, transformaram nossa sociedade e nossa cultura. Sob esta mesma perspectiva, tradicionais técnicas se tornaram ineficazes diante à chegada da nova geração cibercultural às escolas de ensino médio do país. Anápolis, devido à sua importância no cenário industrial farmacêutico brasileiro apresenta grande empregabilidade para analistas químicos, porém, a sociedade demonstra conhecer pouco sobre esta área de trabalho. Utilizando a pesquisa participante, desenvolveu-se um objeto virtual de aprendizagem (OVA) interativo, denominado “Indústria Farmacêutica Remediar”, no qual foi utilizado como um facilitador da aprendizagem de ciências/química; em sua construção, buscou-se aliar tecnologia, processos químico-farmacêuticos e a química vivenciada no cotidiano do aluno. Na aplicação do OVA, um representante da fictícia “Indústria Farmacêutica Remediar” acompanhou os alunos a conhecerem a indústria, desde as etapas produtivas de um fármaco ao controle de qualidade, no qual formam utilizados os recursos das analogias na contextualização. O OVA que abrangeu ciências/química e tecnologia teve uma boa aceitação entre os alunos.
Arquivo:ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA.pdf