Ano2011
Curso:Química Licenciatura
Título:Acontextualização do ensino nas aulas de química no 3° ano do ensino médio:experiências comlimites epossibilidades baseados na concepção de Paulo Freire
Autor:Ramos, Rafael R.
Orientador:Ramos, Rogério Daniel P.
Assuntos:Ensino de química - Aprendizagem
Resumo:
SolucionarosproblemasdeensinoCaprendizagemepropiciarummaior rendimentoescolaréumdesafioparaescola,paiseprofessores.Osdiversos problemas que favorecem o fracasso como as dificuldades de aprendizagem dosconteúdosdequímicasãoquestõesdegranderelevânciaenecessitamser trabalhadas no intuito de repensar os fazeres dos profissionais da área da licenciaturaemQuímicaparareverteressequadrodefracasso.Autilizaçãode questões contextualizadas deQuímica em sala de aula é apresentada como uma proposta de trabalho na escola no sentido de criar metodologias diversificadasparafacilitaroprocessodeensinoCaprendizagemdosconteúdos de química no ensino médio. Esse trabalho monográfico busca detectar e demonstrarasprincipaisdificuldadesencontradaspelosprofessoresealunos no desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos de química, a partir de umcolégiopúblicoestadualdeGoiâniaCGoiás.Foramelaboradosquestionários estruturados para umamelhor compreensão da realidade acerca do uso de questões contextualizadasnasaulasdequímicano3ºanodoensinomédio. EstesforamaplicadosaalunoseeducadoresdoColégioEstadualVillaLobos. OsresultadosobtidosnosproporcionaramsubsídiosparaintegráClosàsteorias e investigação das relações entre o interesse dos alunos em aprender os conteúdos de química com mais motivação através de atividades contextualizadas. A fundamentação teórica desse estudo baseiaCse em pressupostosfreirianos.SegundoPauloFreire,conheceroseducandos,asua vivência e realidade social ajuda e propicia para uma prática educativa contextualizada.
Publicação:Autorizado
Arquivo:projeto TCC 02.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG