Ano | 2011 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Acontextualização do ensino nas aulas de química no 3° ano do ensino médio:experiências comlimites epossibilidades baseados na concepção de Paulo Freire |
Autor: | Ramos, Rafael R. |
Orientador: | Ramos, Rogério Daniel P. |
Assuntos: | Ensino de química - Aprendizagem |
Resumo: | SolucionarosproblemasdeensinoCaprendizagemepropiciarummaior
rendimentoescolaréumdesafioparaescola,paiseprofessores.Osdiversos
problemas que favorecem o fracasso como as dificuldades de aprendizagem
dosconteúdosdequímicasãoquestõesdegranderelevânciaenecessitamser
trabalhadas no intuito de repensar os fazeres dos profissionais da área da
licenciaturaemQuímicaparareverteressequadrodefracasso.Autilizaçãode
questões contextualizadas deQuímica em sala de aula é apresentada como
uma proposta de trabalho na escola no sentido de criar metodologias
diversificadasparafacilitaroprocessodeensinoCaprendizagemdosconteúdos
de química no ensino médio. Esse trabalho monográfico busca detectar e
demonstrarasprincipaisdificuldadesencontradaspelosprofessoresealunos
no desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos de química, a partir de
umcolégiopúblicoestadualdeGoiâniaCGoiás.Foramelaboradosquestionários
estruturados para umamelhor compreensão da realidade acerca do uso de
questões contextualizadasnasaulasdequímicano3ºanodoensinomédio.
EstesforamaplicadosaalunoseeducadoresdoColégioEstadualVillaLobos.
OsresultadosobtidosnosproporcionaramsubsídiosparaintegráClosàsteorias
e investigação das relações entre o interesse dos alunos em aprender os
conteúdos de química com mais motivação através de atividades
contextualizadas. A fundamentação teórica desse estudo baseiaCse em
pressupostosfreirianos.SegundoPauloFreire,conheceroseducandos,asua
vivência e realidade social ajuda e propicia para uma prática educativa
contextualizada. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | projeto TCC 02.pdf |