Ano | 2012 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Análise de sites destinados ao ensino de biologia: a botânica em questão |
Autor: | Guedes, Jéssica Ferreira |
Orientador: | Figueiredo, Adda Daniela Lima |
Assuntos: | Cibercultura - Educação; Avaliação de sites educacionais - Ciências biológicas |
Resumo: | As tecnologias aplicadas em sala de aula podem possibilitar um ambiente capaz de
propiciar reformulações nas relações e práticas entre alunos e professores. Uma grande
característica destas práticas é ampliação dos espaços de aquisição e construção do
conhecimento, complexificando as relações com os conteúdos e metodologias de
aprendizagem. O uso de sites como recurso pedagógico vem crescendo na busca de ser
um espaço de dos alunos e professores. Nesse sentido, este trabalho visou avaliar sites
destinados ao ensino de Biologia, em especial o conteúdo de Botânica, verificando o
conteúdo, fatores de atrações e interação aos seus navegantes. A revisão bibliográfica se
pautou de março/11 a maio/12, em especial com os autores, Costa (2001),
Júnior;Coutinho (2009),2009 etc. As análises foram feitas em 20 sites educacionais,
direcionados a conteúdos de botânica para alunos do ensino médio, no primeiro
semestre de 2011 a partir de uma ficha estruturada para análise de técnicos e
pedagógicos, de acordo com ficha adaptada de adaptações previstas no Guia de
Tecnologia Educacional do MEC.A pesquisa ocorreu em dois momentos: seleção e
análise inicial dos dados coletados pela a pesquisadora e foi efetivada uma aula com os
alunos do 7º período do curso de Ciências Biológicas da UNUCET, denominando-os de
avaliadores. Foi possível observar que grande parte (60%) dos sites destinados aos
alunos de ensino médio utiliza-se de linguagem e layout infantilizados. Além disso,
verificou-se que 20% dos conteúdos apresentados no site poderem vir a enriquecer o
conteúdo já aplicado em sala de aula, enquanto que 70% são consideráveis de pouca
complementaridade e 10% são digitalizações dos livros didáticos. Considerando a
análise feita, 40% dos sites estudados não são recomendados para o trabalho
educacional com adolescentes do ensino médio, a pesquisadora indica que 45% dos
sites são “recomendáveis” para o uso educacional, 30% “recomendáveis com
restrições”, já que necessitam de melhorias e 25% foram avaliados como “não
recomendável”. Já os avaliadores indicam que 65% dos sites educacionais analisados
são recomendáveis, 25% “recomendáveis com restrições” e 10% não são
recomendáveis. Os resultados desta pesquisa indicam que escolher sites para pesquisas
pessoais ou para construir aulas é uma tarefa difícil e que, de uma forma geral, o
conteúdo dos sites pouco agregam ao já exposto em livros didáticos. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | GUEDES,J.F.2012.pdf |