Ano | 2012 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Proposta de um jogo didático para a fixação dos conteúdos de biologia celular e tecidos abordados no 8° ano do ensino fundamental |
Autor: | Olivieri, Rafael Bezerra |
Orientador: | Leal, Miriam Marques; Campos, Eude de Sousa [Co-orientador] |
Assuntos: | Ensino de biologia - Aprendizagem - Jogo didático |
Resumo: | Embora o Brasil tenha passado por várias reformas e mudanças no âmbito escolar, os
problemas em relação à aprendizagem ainda preocupam especialistas da área. Há um grande
distanciamento entre os alunos e os conhecimentos científicos, porque muitas vezes os
educadores não trazem para a sala de aula, os avanços e as teorias científicas mais atuais. O
ensino de Ciências em muitas escolas, tem se baseado somente na transmissão das
informações em aulas teóricas expositivas, com ênfase apenas na memorização dos
conteúdos. Cabe então ao professor, auxiliar o aluno na construção do conhecimento,
utilizando diferentes metodologias a fim de motivá-los na busca de novos conhecimentos e
dessa forma melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A participação ativa dos alunos
nesse processo, além de essencial em sua formação escolar, desperta habilidades cognitivas e
intelectuais que serão de grande valor para o seu futuro. Dentre essas novas metodologias,
encontram-se os jogos didáticos que têm o objetivo de proporcionar determinadas
aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico convencional A principal diferença
se dá em relação ao seu aspecto lúdico, que possui a capacidade de incentivar e estimular o
aluno a aprender brincando. Tendo em vista os benefícios que os jogos proporcionam, este
trabalho propôs um jogo como ferramenta didática capaz de facilitar e estimular a fixação dos
conteúdos de Biologia Celular e Tecidos, abordados na disciplina Ciências no 8º ano do
Ensino Fundamental. O jogo produzido foi embasado em um jogo da memória em que o
objetivo principal é a formação de pares de cartas, entre cartas “conceitos” e cartas “figuras”
equivalentes. Para realização do mesmo, os alunos deverão ser divididos em grupos e será
eleito vencedor o grupo que conseguir o maior número de pares de cartas. O recurso em
questão contribui de forma positiva no processo de socialização, uma vez que enfatiza a
cooperação e a coletividade em sala de aula, além transformar uma aula ou atividade
desinteressante em algo atrativo, já que o lúdico age como dinamizador no processo de
ensino-aprendizagem. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO PARA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDOS ABORDADOS N.pdf |