Ano2012
Curso:Ciências Biológicas
Título:Proposta de um jogo didático para a fixação dos conteúdos de biologia celular e tecidos abordados no 8° ano do ensino fundamental
Autor:Olivieri, Rafael Bezerra
Orientador:Leal, Miriam Marques; Campos, Eude de Sousa [Co-orientador]
Assuntos:Ensino de biologia - Aprendizagem - Jogo didático
Resumo:
Embora o Brasil tenha passado por várias reformas e mudanças no âmbito escolar, os problemas em relação à aprendizagem ainda preocupam especialistas da área. Há um grande distanciamento entre os alunos e os conhecimentos científicos, porque muitas vezes os educadores não trazem para a sala de aula, os avanços e as teorias científicas mais atuais. O ensino de Ciências em muitas escolas, tem se baseado somente na transmissão das informações em aulas teóricas expositivas, com ênfase apenas na memorização dos conteúdos. Cabe então ao professor, auxiliar o aluno na construção do conhecimento, utilizando diferentes metodologias a fim de motivá-los na busca de novos conhecimentos e dessa forma melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A participação ativa dos alunos nesse processo, além de essencial em sua formação escolar, desperta habilidades cognitivas e intelectuais que serão de grande valor para o seu futuro. Dentre essas novas metodologias, encontram-se os jogos didáticos que têm o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico convencional A principal diferença se dá em relação ao seu aspecto lúdico, que possui a capacidade de incentivar e estimular o aluno a aprender brincando. Tendo em vista os benefícios que os jogos proporcionam, este trabalho propôs um jogo como ferramenta didática capaz de facilitar e estimular a fixação dos conteúdos de Biologia Celular e Tecidos, abordados na disciplina Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental. O jogo produzido foi embasado em um jogo da memória em que o objetivo principal é a formação de pares de cartas, entre cartas “conceitos” e cartas “figuras” equivalentes. Para realização do mesmo, os alunos deverão ser divididos em grupos e será eleito vencedor o grupo que conseguir o maior número de pares de cartas. O recurso em questão contribui de forma positiva no processo de socialização, uma vez que enfatiza a cooperação e a coletividade em sala de aula, além transformar uma aula ou atividade desinteressante em algo atrativo, já que o lúdico age como dinamizador no processo de ensino-aprendizagem.
Publicação:Autorizado
Arquivo:PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO PARA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDOS ABORDADOS N.pdf


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