Ano2012
Título:Percepção do nível de conhecimento sobre drogas dos alunos do ensino médio de uma escola da zona rural do distrito de Interlândia - Anápolis-GO
Autor:Souza, Franciele Modesto de
Orientador:Rodrigues, Juliana
Assuntos:Drogas - Informação - Escola - Interlândia, GO
No sentido mais amplo droga é definida como qualquer substância capaz de exercer efeitos no organismo. Já de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), drogas é qualquer substância natural ou sintética que administrada por qualquer via no organismo, afeta sua estrutura e função. A escola é um espaço para prevenir o uso das drogas e desenvolver atividades educativas para a saúde, porque é na escola que os jovens passam a maior parte do tempo. O tema drogas com o cunho educacional encontra-se dentro dos Temas Transversais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área da saúde. O objetivo do trabalho foi identificar o nível de conhecimento sobre as drogas e suas consequências dos alunos do Ensino Médio do turno matutino e noturno de uma escola da Zona Rural localizada em dos distritos de Anápolis: Interlândia – Goiás. Os dados foram coletados por questionários pré e pós teste, com o grupo amostral de 142 alunos, estudantes do Colégio Estadual Coronel Achiles de Pina, localizado no Distrito de Interlândia, na Zona Rural. Os dados foram analisados quantitativamente. Foi verificado uma deficiência no vocabulário dos alunos por falta de leituras, bem como o uso frequente de drogas lícitas, principalmente bebidas alcoólicas em festas. Um dos principais fatores que contribuem para que esses jovens não utilizem drogas é a religião e também a orientação de seus pais. As mídias constituem outro fator que contribuem para a formação do conhecimento das drogas por eles. Mesmo quando a escola e os familiares contribuírem com a informação sobre drogas, torna-se necessário maior empenho da equipe escolar em estar esclarecendo as dúvidas e orientando os alunos quanto ao uso de drogas, mesmo sendo estas lícitas.
Arquivo:TCC VERSÃO FINAL - PÓS DEFESA21 (3).pdf