Ano | 2012 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Utilização de moldes de papel no ensino-aprendizagem de amplificação de DNA pela técnica de PCR |
Autor: | Fernandes, Lanusse Andrade |
Orientador: | Ayres, Flávio Monteiro; Leal, Miriam Marques [Co-orientadora] |
Assuntos: | Ensino de biologia - Aprendizagem - Didática - Técnica polimerase(PCR) |
Resumo: | A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma ferramenta versátil e eficaz de
amplificação de DNA in vitro a partir de um molde de DNA. Por possuir inúmeras
utilidades, a aprendizagem da técnica de PCR torna-se indispensável para profissionais
das Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Uma das disciplinas relacionadas ao ensino
dessa técnica na graduação é a Genética, que conta com crescente número de
metodologias e ferramentas para auxiliar no ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o
presente trabalho visou desenvolver uma ferramenta didática com recorte e colagem em
moldes de papel que fosse auxiliar no ensino-aprendizagem da técnica de PCR em sala
de aula. O estudo foi realizado na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Ciências
Exatas e Tecnológicas (UnUCET), com turmas de primeiro, segundo e terceiro períodos
dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia. Após uma mini–aula expositiva com
projeção, uma oficina que descreve as três etapas da PCR foi aplicada e os alunos
simularam com moldes de papel os eventos que ocorrem dentro do tubo de ensaio
incubado no termociclador. A coleta de dados foi realizada por aplicação de
questionários após a mini-aula e após a oficina. A oficina foi uma boa ferramenta
didática no ensino da técnica de PCR em sala de aula, pois mais da metade dos alunos
apresentou resultado positivo, independentemente das disciplinas cursadas ou do
conhecimento prévio sobre a técnica. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | Fernandes 2012 - Utilização de moldes de papel no ensino aprendizagem de amplificação de DNA pela.pdf |