Ano2012
Curso:Ciências Biológicas
Título:Utilização de moldes de papel no ensino-aprendizagem de amplificação de DNA pela técnica de PCR
Autor:Fernandes, Lanusse Andrade
Orientador:Ayres, Flávio Monteiro; Leal, Miriam Marques [Co-orientadora]
Assuntos:Ensino de biologia - Aprendizagem - Didática - Técnica polimerase(PCR)
A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma ferramenta versátil e eficaz de amplificação de DNA in vitro a partir de um molde de DNA. Por possuir inúmeras utilidades, a aprendizagem da técnica de PCR torna-se indispensável para profissionais das Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Uma das disciplinas relacionadas ao ensino dessa técnica na graduação é a Genética, que conta com crescente número de metodologias e ferramentas para auxiliar no ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho visou desenvolver uma ferramenta didática com recorte e colagem em moldes de papel que fosse auxiliar no ensino-aprendizagem da técnica de PCR em sala de aula. O estudo foi realizado na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET), com turmas de primeiro, segundo e terceiro períodos dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia. Após uma mini–aula expositiva com projeção, uma oficina que descreve as três etapas da PCR foi aplicada e os alunos simularam com moldes de papel os eventos que ocorrem dentro do tubo de ensaio incubado no termociclador. A coleta de dados foi realizada por aplicação de questionários após a mini-aula e após a oficina. A oficina foi uma boa ferramenta didática no ensino da técnica de PCR em sala de aula, pois mais da metade dos alunos apresentou resultado positivo, independentemente das disciplinas cursadas ou do conhecimento prévio sobre a técnica.
Arquivo:Fernandes 2012 - Utilização de moldes de papel no ensino aprendizagem de amplificação de DNA pela.pdf