Ano2012
Curso:Química Licenciatura
Título:Efeitos na germinação e crescimento em plâtulas de alface ( raphanus sativus l. ) tratados com extrato aquoso e alcoólico de pimenta-do-reino ( piper nigrum l. )
Autor:Arcanjo, Waleska
Orientador:Martin-Didonet, Claudia Cristina Garcia
Assuntos:Alface - Germinação - Extrato de pimenta-do-reino; Agricultura - Alface - Rabanete; Rabante - Germinação - Extrato de pimenta-do-reino
Resumo:
Alelopatia se refere à capacidade que determinada planta tem de interferir no metabolismo de outra, por meio de compostos químicos liberados no meio. O objetivo deste trabalho foi determinar a influência alelopática dos extratos aquosos e alcoólicos de frutos de pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) na germinação e crescimento inicial de plântulas de alface (Lactuca sativa L.) e rabanete (Raphanus sativus L.). Os extratos preparados foram submetidos a dois tratamentos para extração aquosa: infusão (I) e decocção (D) e maceração para extração alcoólica, nas concentrações10-1 , 10-2 , 10-3 , 10-4 , 10-5 e 10-6 . Foi realizada a análise fitoquímica do fruto da pimenta-do-reino. Nos experimentos foram utilizadas três repetições de 15 sementes de alface e 5 de rabanete, distribuídas em placas de Petri com folhas de papel umedecida com 3 mL de extrato. Foi avaliada a porcentagem de germinação (PG) e o comprimento (raiz e folíolo) das plântulas de alface e rabanete. A análise fitoquímica dos frutos revelou a presença de alcalóides. Nas sementes de alface na concentração 10-1 do extrato aquoso de pimenta-do-reino, quando submetida ao tratamento de decocção, acarretou a inibição total no processo germinativo da plântula.
Publicação:Autorizado
Arquivo:Monografia 2.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG