Ano2012
Curso:Química Licenciatura
Título:A utilização do jogo ludo químico como instrumento motivador e facilitador da aprendizagem de cinética química na 2ª série do ensino médio do colégio estadual professor José Abdalla
Autor:Silva, Tiago Perira da
Orientador:Ramos, Rogério Daniel P.
Assuntos:Ensino de química - Aprendizagem - Didática
Resumo:
Solucionar problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e procura alternativas que promovam maior rendimento escolar é um desafio para a escola, pais professores. Os diversos problemas que favorecem o fracasso escolar, como a indisciplina desinteresse e a falta de motivação por parte dos alunos, levam os professores a cria metodologias diversificadas para melhorar a aprendizagem em sala de aula. O jogo Lud Químico foi utilizado como uma proposta metodológica motivadora da aprendizagem d conteúdo de Cinética Química, procurando contribuir para a prática pedagógica do professores de Química e aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Esse trabalh monográfico busca detectar os problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem do Colégio Estadual Professor José Abdalla e demonstrar que o Lúdico pode favorecer aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. A análise da proposta foi feit através da aplicação do jogo Ludo Químico e de dois questionários, aplicados por sua vez, um grupo de docentes e alunos da 2ª série do ensino médio do turno noturno. Os resultado obtidos mostraram que o jogo possui função educativa, visto que sua aplicação favorece raciocínio, argumentação e o interesse do aluno, desenvolvendo dessa maneira, a criatividade senso crítico e aspectos comportamentais saudáveis, resgatando assim, o prazer de aprender.
Publicação:Autorizado
Arquivo:TCC final - tiago.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG