Ano | 2012 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | A utilização do jogo ludo químico como instrumento motivador e facilitador da aprendizagem de cinética química na 2ª série do ensino médio do colégio estadual professor José Abdalla |
Autor: | Silva, Tiago Perira da |
Orientador: | Ramos, Rogério Daniel P. |
Assuntos: | Ensino de química - Aprendizagem - Didática |
Resumo: | Solucionar problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e procura
alternativas que promovam maior rendimento escolar é um desafio para a escola, pais
professores. Os diversos problemas que favorecem o fracasso escolar, como a indisciplina
desinteresse e a falta de motivação por parte dos alunos, levam os professores a cria
metodologias diversificadas para melhorar a aprendizagem em sala de aula. O jogo Lud
Químico foi utilizado como uma proposta metodológica motivadora da aprendizagem d
conteúdo de Cinética Química, procurando contribuir para a prática pedagógica do
professores de Química e aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Esse trabalh
monográfico busca detectar os problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem
do Colégio Estadual Professor José Abdalla e demonstrar que o Lúdico pode favorecer
aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. A análise da proposta foi feit
através da aplicação do jogo Ludo Químico e de dois questionários, aplicados por sua vez,
um grupo de docentes e alunos da 2ª série do ensino médio do turno noturno. Os resultado
obtidos mostraram que o jogo possui função educativa, visto que sua aplicação favorece
raciocínio, argumentação e o interesse do aluno, desenvolvendo dessa maneira, a criatividade
senso crítico e aspectos comportamentais saudáveis, resgatando assim, o prazer de aprender. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC final - tiago.pdf |