Ano | 2012 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | A aprendizagem da disciplina de química nas turmas de ensino médio da cidade de Anápolis / Go |
Autor: | Andrade, Tullyo Henrique |
Orientador: | Silva, Eliete Lúcia |
Assuntos: | Ensino de química - Aprendizagem - Ensino médio - Anápolis, Go |
Resumo: | A disciplina Química sempre foi motivo de discussão entre os alunos tanto por sua
preferência ou rejeição a ela, por escolhas baseadas em explicações que são
verdadeiras incógnitas. O trabalho foi montado em cima de um questionário
específico para alunos e professores. Os alunos têm uma preocupação pela
disciplina entre momentos em que se interessam pela matéria e outros não,
dependendo da situação como: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),
vestibular, dia-a-dia, sala de aula, etc. O professor reconhece que as aulas com
base em metodologias passadas, não consegue mais atrair a atenção deles, e para
piorar a situação, ele não tem um espaço de trabalho digno para evoluir sua
metodologia. Professores e alunos não entendem que são vítimas da deficiência de
um sistema educacional que ainda precisa melhorar bastante para dar um ensino de
qualidade. Hoje, o professor luta para os alunos verem a Química como algo
presente ao redor deles e serem agentes transformadores da sociedade através do
pensamento crítico. Já os alunos buscam uma razão mais fundada e motivação para
fazerem parte da construção do conhecimento na sala de aula. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC 2 - Tullyo.pdf |