Ano2012
Título:O papel da experimentação no ensino de química: limites e possibilidades
Autor:Oliveira, Ana Carulina Rodrigues de
Orientador:Ramos, Rogério Daniel P.
Assuntos:Ensino de química - Aprendizagem - Aula prática; Ensino de química - Experimentação - Ensino médio
O ensino de Química segue o ritmo da aprendizagem teórica, sem ligação com o cotidiano. Por isso, muitas vezes se torna difícil a compreensão dos conteúdos por parte do aluno e a disciplina acaba sendo vista como um amontoado de teorias sem sentido prático. A experimentação é a oportunidade que o sujeito tem de extrair de sua ação as conseqüências que lhe são próprias e aprender com os erros tanto quanto com os acertos. Há mais de cem anos já se recomendava o uso do laboratório no ensino de ciências. A experiência é um recurso capaz de assegurar uma transmissão eficaz dos conhecimentos escolares, porém a falta de preparo dos professores faz com que essa não seja uma prática constante nas escolas e o ensino de ciências acaba se tornando algo distante da realidade e do cotidiano do aluno. Neste sentido este trabalho discute o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem, em especial, uma experiência vivida com os alunos da 1ª série do ensino médio do turno noturno do Colégio Estadual Professor José Abdalla.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.