Ano | 2012 |
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Curso: | Química Licenciatura |
Título: | O papel da experimentação no ensino de química: limites e possibilidades |
Autor: | Oliveira, Ana Carulina Rodrigues de |
Orientador: | Ramos, Rogério Daniel P. |
Assuntos: | Ensino de química - Aprendizagem - Aula prática; Ensino de química - Experimentação - Ensino médio |
Resumo: | O ensino de Química segue o ritmo da aprendizagem teórica, sem ligação com o cotidiano.
Por isso, muitas vezes se torna difícil a compreensão dos conteúdos por parte do aluno e a
disciplina acaba sendo vista como um amontoado de teorias sem sentido prático. A
experimentação é a oportunidade que o sujeito tem de extrair de sua ação as conseqüências
que lhe são próprias e aprender com os erros tanto quanto com os acertos. Há mais de cem
anos já se recomendava o uso do laboratório no ensino de ciências. A experiência é um
recurso capaz de assegurar uma transmissão eficaz dos conhecimentos escolares, porém a
falta de preparo dos professores faz com que essa não seja uma prática constante nas escolas e
o ensino de ciências acaba se tornando algo distante da realidade e do cotidiano do aluno.
Neste sentido este trabalho discute o papel da experimentação na construção do conhecimento
científico e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem, em especial, uma experiência
vivida com os alunos da 1ª série do ensino médio do turno noturno do Colégio Estadual
Professor José Abdalla. |
Publicação: | Não Autorizado |
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