Ano2011
Título:Metodologia e modelo conceitual para o desenvolvimento de cursos extracurriculares, a distância, utilizando sistemas tutores inteligentes - Uma proposta para graduandos de sistemas de informação da UEG/UnUCET.
Autor:Silva, Larissa Bárbara Borges
Orientador:Lima, José Leonardo Oliveira
Assuntos:Ensino a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Sistemas tutores inteligentes
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que cada dia atrai mais pessoas, isso devido, principalmente, a flexibilidade de horários e de apresentação dos materiais a serem utilizados pelos aprendizes. A presente monografia tem foco na utilização da EaD nos cursos extracurriculares que tem o intuito de cumprir a exigência das atividades complementares do ensino superior. Para isso, propõe uma metodologia e uma modelagem conceitual para o desenvolvimento destes cursos, via Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Os STI agregam técnicas de Inteligência Artificial para dar suporte ao processo ensino-aprendizagem, aqui se utilizou a técnica Raciocínio Baseado em Casos que busca resolver problemas a partir de adaptações de soluções anteriormente utilizadas, tornando o processo de aprendizagem muito mais ágil e dinâmico. A metodologia para elaboração de cursos extracurriculares a distância é definida como uma seqüência de passos, que vai desde a definição da necessidade de determinado curso, seus objetivos e módulos, até a avaliação de desempenho do aluno e avaliação do curso em si, buscando sempre aperfeiçoá-lo para atender melhor aos alunos e tutores. Já a modelagem conceitual destes mesmos cursos, via STI, é uma representação textual e gráfica do que vem a ser o ambiente virtual de aprendizagem (cursos extracurriculares a distância), bem como o conceito das principais funcionalidades que determinam sua magnitude. A pesquisa evidenciou que a possibilidade de realizar as horas extracurriculares em cursos a distância oferecidos pela própria UEG agrada significativamente os discentes de Sistemas de Informação da UnUCET. Logo, a metodologia e a modelagem conceitual elaboradas auxiliarão, posteriormente, os docentes em suas proposições de cursos extracurriculares a distância, de forma a atender as necessidades dos discentes deste curso de graduação em concluir as atividades complementares exigidas.
Arquivo:TC-LarissaSilva-JoseLeonardoLima.pdf