Ano | 2011 |
---|---|
Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Metodologia e modelo conceitual para o desenvolvimento de cursos extracurriculares, a distância, utilizando sistemas tutores inteligentes - Uma proposta para graduandos de sistemas de informação da UEG/UnUCET. |
Autor: | Silva, Larissa Bárbara Borges |
Orientador: | Lima, José Leonardo Oliveira |
Assuntos: | Ensino a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Sistemas tutores inteligentes |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que cada dia atrai
mais pessoas, isso devido, principalmente, a flexibilidade de horários e de apresentação dos
materiais a serem utilizados pelos aprendizes. A presente monografia tem foco na utilização
da EaD nos cursos extracurriculares que tem o intuito de cumprir a exigência das atividades
complementares do ensino superior.
Para isso, propõe uma metodologia e uma modelagem conceitual para o
desenvolvimento destes cursos, via Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Os STI agregam
técnicas de Inteligência Artificial para dar suporte ao processo ensino-aprendizagem, aqui se
utilizou a técnica Raciocínio Baseado em Casos que busca resolver problemas a partir de
adaptações de soluções anteriormente utilizadas, tornando o processo de aprendizagem muito
mais ágil e dinâmico.
A metodologia para elaboração de cursos extracurriculares a distância é definida
como uma seqüência de passos, que vai desde a definição da necessidade de determinado
curso, seus objetivos e módulos, até a avaliação de desempenho do aluno e avaliação do curso
em si, buscando sempre aperfeiçoá-lo para atender melhor aos alunos e tutores.
Já a modelagem conceitual destes mesmos cursos, via STI, é uma representação
textual e gráfica do que vem a ser o ambiente virtual de aprendizagem (cursos
extracurriculares a distância), bem como o conceito das principais funcionalidades que
determinam sua magnitude.
A pesquisa evidenciou que a possibilidade de realizar as horas extracurriculares
em cursos a distância oferecidos pela própria UEG agrada significativamente os discentes de
Sistemas de Informação da UnUCET. Logo, a metodologia e a modelagem conceitual
elaboradas auxiliarão, posteriormente, os docentes em suas proposições de cursos
extracurriculares a distância, de forma a atender as necessidades dos discentes deste curso de
graduação em concluir as atividades complementares exigidas. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TC-LarissaSilva-JoseLeonardoLima.pdf |