Ano2011
Título:Viabilidade do uso de grades computacionais em projetos universitários
Autor:Ribeiro, Lucas de Almeida
Orientador:Matos, Hellen Carmo de Oliveira
Assuntos:Sistema; Grades computacionais - Projetos universitários; Software - Grades computacionais; Hardware - Grades computacionais
A resolução computacional de problemas de diversas áreas demanda o uso de tecnologias de alto custo. Dentre estas tecnologias estão equipamentos que permitem computação de alto desempenho, porém recursos financeiros para a aquisição e manutenção destes projetos são limitados e o projeto pode ao longo do tempo demandar maior capacidade, assim o uso de uma tecnologia que se utiliza de computadores, de capacidade menor, mas que unidos formam uma computação de alto desempenho é uma proposta significativa e relevante. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade de adoção de grades computacionais em projetos universitários, trazendo os conceitos e ferramentas de grades computacionais, e projetos que desenvolveram soluções a partir do uso de grades. Para a partir daí, verificar a viabilidade de adoção a um projeto universitário. Trazendo como estudo de caso um projeto de extensão da Universidade Estadual de Goiás com financiamento e apoio da FAPEG. Palavras-chave: Computação em Grade, Middleware, Adoção de Tecnologias, Portal de Virtualização da Biodiversidade do Cerrado.
Arquivo:TC-LucasRibeiro-HellenMatos.pdf