Ano | 2011 |
---|---|
Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Modelo visual e métrico para análise da visibilidade de sites e-commerce na internet relacionando usuários, ferramentas de marketing digital e teoria dos grafos |
Autor: | Silva, Yan Tadeu Gonçalves da |
Orientador: | Lima, José Leonardo Oliveira |
Assuntos: | E-commerce; Marketing digital; Teoria dos grafos; Sites comerciais - Análise |
Resumo: | Ter visibilidade na Internet é um fator essencial para que um site de e-commerce
atraia consumidores para seu ambiente virtual e, consequentemente, venda seus produtos e/ou
serviços. Com um marketing digital bem proposto e executado, torna-se mais fácil esta venda.
Sendo assim, o presente estudo, por meio da metodologia e dos procedimentos propostos, teve
como meta elaborar um modelo visual e métrico que sirva como um objeto de análise para
qualquer site e-commerce tenha uma noção da sua visibilidade na Internet, levando em
consideração a opinião de grupo(s) de usuários e as ferramentas de marketing digital
utilizadas pelo site. Para testar a validade do modelo, fizemos uso do estudo de caso, onde os
procedimentos utilizados para coleta de dados envolveram a aplicação de um questionário e
uma observação não periódica. A primeira etapa foi aplicar a teoria dos grafos para relacionar
os seguintes elementos: usuário, marketing digital e e-commerce, a fim de elaborar o modelo
visual e métrico. O caso seguinte foi trabalhar os dados do questionário, aplicado a um grupo
de usuários, e da observação feita sob os e-commerces: Submarino, Americanas.com e
PontoFrio.com. Desta forma, montou-se um “cenário” de teste do modelo. A última fase foi
testar o modelo visual e métrico, elaborado por meio dos resultados do questionário e da
observação, qualificando, para cada e-commerce escolhido, a situação da sua visibilidade em
relação ao grupo de usuários pesquisado. Obteve-se então, resultados satisfatórios para todos
os objetivos propostos pelo trabalho e constituiu-se um modelo visual e métrico para que e-
commerces analisem e tenham uma noção da sua visibilidade na Internet. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TC-YanSilva-JoseLeonardoLima.pdf |