Ano2012
Título:Montagem de armazém de dados para instituição de ensino superior pública
Autor:Oliveira, Waléria Correa de
Orientador:Freitas Filho, Ly
Assuntos:Banco de dados - Educação superior; Software - Educação superior; Sistemas - Educação superior; Metadados
Em diversas situações presentes no cotidiano, pode-se afirmar que a informação tem se mostrado um fator de destaque, seja na economia, indústria, comércio ou educação, a forma como a informação é utilizada e de onde ela provém, pode fazer a diferença na tomada de decisões de uma empresa ou instituição seja ela púbica ou privada. Os Armazéns de Dados surgiram para dar suporte a essa necessidade, garantindo a organização, consistência, dados não voláteis, dentre outras diversas vantagens. Um Armazém de Dados consiste na organização de diversos bancos de dados oriundos da própria instituição, a junção organizada desses bancos dá origem ao que é chamado de “Armazém de Dados” ou “Data Warehouse”. Para realizar essa ação é necessário transportar de um modelo relacional já existente para um modelo multidimensional, essa montagem dispõe de ferramentas que proporcionam uma avaliação baseada em fatos históricos. A organização de um arquivo de dados com modelagem multidimensional, permite consultas sob diversas ópticas, podendo responder à questões que um banco de dados comum não seria capaz de proporcionar, como por exemplo: “Quanto tem crescido o índice de reprovação de alunos do curso de Sistemas de Informação matriculados na disciplina de Cálculo nos últimos dez anos?”. Para melhor entendimento, serão apresentados conceitos como Data Mart que pode ser considerado como uma subdivisão do Armazém de Dados, Metadados entendido como “Dados sobre Dados”, Ferramentas OLAP que são as possíveis formas de visualização dos dados, dentre outros. É comum a utilização de Armazém de Dados principalmente em instituições financeiras, porém ainda é apresentado como novidade em instituições de ensino. O presente estudo tem como objetivo propor a montagem de um Armazém de Dados para uma Instituição de Ensino Superior Pública, visando proporcionar uma ferramenta que contribua para melhor análise da qualidade dos cursos oferecidos na Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas, permitindo assim, o aprimoramento dos mesmos.
Arquivo:01-TC - WALÉRIA CORREA DE OLIVEIRA.pdf