Ano | 2012 |
---|---|
Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Engenharia de software: Framework módulo gear |
Autor: | Marins, Walquíria Fernandes |
Orientador: | Branquinho, Leandro Doutor |
Assuntos: | Framework; Desenvolvimento de software; Desenvolvimento de sistemas |
Resumo: | Na indústria de software, a nível mundial, busca-se o desenvolvimento de
aplicativos de qualidade em tempo cada vez menor. Para alcançar esses objetivos foram
elaboradas diversas técnicas para aprimoramento do desenvolvimento ao longo dos anos,
dentre elas a modelagem em UML, a utilização de classes OO, emprego da arquitetura MVC,
padrões de projeto, o desenvolvimento baseado em componentes e os frameworks.
Segundo Minetto (2007), citado por Lisboa (2008, p. 16), “um framework de
desenvolvimento é uma ‘base’ de onde se pode desenvolver algo maior ou mais específico. É
uma coleção de códigos-fonte, classes, funções, técnicas e metodologias que facilitam o
desenvolvimento de novos softwares”.
Sobre os padrões de projeto, segundo Araújo e Cardoso (2007, p. 63, 64)
“Podemos definir um padrão como uma ocorrência reusável de parte de um software. [...] a
documentação e a visualização dessas ocorrências advêm de um diagrama de UML”.
As citadas técnicas tem como foco principal a engenharia de software baseada no
reuso de código, na escalabilidade e na manutenção do sistema, cada uma a seu nível de
fragmentação. O reuso tem como alguns de seus benefícios: o aumento da confiabilidade do
código, pois, como este já foi experimentado em outra aplicação, tem uma probabilidade
baixa de conter erros; redução dos riscos de produção, pois a precisão da estimativa de custo é
elevada; redução tempo de desenvolvimento, não sendo necessário despender muito tempo
para a codificação e testes; e a escalabilidade que consiste na capacidade de aumento do
sistema quando alterações forem necessárias.
Complexos, porém mais completos, os frameworks estão ganhando mercado entre
os desenvolvedores de aplicações. Seu difícil desenvolvimento se justifica pelo alto benefício
que traz consigo. A principal característica de sua utilização está na inversão de papéis que
faz com a aplicação em desenvolvimento. Esta é feita pelo fato de que o framework fornece o
“esqueleto” de uma aplicação genérica que é preenchida pelo código dos desenvolvedores, ao
contrário das classes OO que preenchem o código do programador. Levando em consideração
o crescente aumento na demanda do desenvolvimento de softwares, a importância do reuso de
código e a baixa oferta de sistemas computacionais no mercado a presente equipe de
desenvolvimento deste projeto se propôs a produzir um componente de um framework.
Considerando as informações levantadas, podemos enxergar a viabilidade da
criação de um módulo de um framework de desenvolvimento que englobe: controle de
usuários e permissões; um modelo de interface; tratamento de exceções e um controle de
digitalização de documentos para auxiliar o desenvolvedor de sistemas na otimização de seu
trabalho. No que se refere ao tratamento de erros haverá envio de e-mail, registro no banco de
dados, da mensagem e de sua tradução ou mesmo a gravação da imagem com a apresentação
da exceção. O controle de permissões de usuário será responsável por verificar as permissões
sobre os botões. A interface modelo criada, poderá ser utilizada nos sistemas desenvolvidos
com o framework possibilitando ao programador a economia de tempo com seu uso. |
Publicação: | Não Autorizado |
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet. |