Ano | 2012 |
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Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Mineração de dados educacionais: predição comportamental em ambientes de educação a distância (EaD) |
Autor: | Afiune, Cally de Souza |
Orientador: | Lima, José Leonardo Oliveira |
Assuntos: | Mineração de dados - Educação; Mineração - Ambiente de Ensino a Distância |
Resumo: | A presente pesquisa discorre sobre temas como a educação e teorias educacionais para tratar de
problemas encontrados em instituições de Educação a Distância, com especial foco nos altos
índices de evasão de alunos encontrados nessa modalidade de ensino. A partir desta
problemática, é possível, através de padrões no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA), identificar previamente os problemas relacionados à evasão e propor diagnósticos
prévios. Para a identificação destes padrões, é utilizado como ferramenta, a Mineração de Dados
em Logs de Usuário e as Árvores de Decisão para a predição comportamental. O trabalho segue
a linha da descoberta do conhecimento em base de dados e utiliza da ferramenta Weka (software
de mineração de dados livre), em específico o algoritmo J48, para este fim. Uma pesquisa de
campo foi realizada através de uma entrevista com um profissional de Educação a Distância para
identificar os principais indícios de evasão em cursos a distância e os diagnósticos e métodos
utilizados. A partir dos atributos identificados no uso do sistema, um protótipo foi concebido
visando identificar, a partir dos registros de logs registrados em banco de dados, a informação
prévia dos alunos, que por ventura, possam vir a desistir do curso. Este trabalho é direcionado
principalmente aos profissionais da área de tecnologia da informação e pesquisadores de
educação que queiram propor soluções em tecnologia para as instituições que oferecem
graduação através de Educação a Distância. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | 01-TC - CALLY DE SOUZA AFIUNE.pdf |