Ano2012
Título:Data mining: tratamento de dados para descoberta de padrões na universidade
Autor:Pereira Júnior, Cleon Xavier
Orientador:Freitas Filho, Ly
Assuntos:Banco de dados; Mineração de dados - Ensino superior; Data Mining; Sistemas
No Brasil são constantes as discussões sobre o ensino básico e superior. O país sofre críticas diárias sobre a qualidade da Educação que oferece de forma gratuita à população. Os dados de exames efetuados com a estudantes do nível médio mostram que esta educação pública anda bem abaixo do nível da educação privada. Em contrapartida, o ensino superior público possui uma grande procura e uma maior aceitação pela população como um odo. E é nesta fase da vida que surgem outras preocupações, como tempo de formação, escolha de cursos, perfis dos estudantes e outros. O constante crescimento do armazenamento de dados em todas as partes do mundo e a necessidade de descoberta de padrões para tomadas de decisões fazem com que a área de ciência da computação que estuda as técnicas de Mineração de Dados (MD) esteja em oco e em constante estudo. O presente trabalho tem a preocupação de unir as técnicas de MD untamente com os registros de graduados da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no intuito de formar alguns padrões que envolvem os perfis destes graduados. Há um foco na modalidade dos cursos, sexo, rede de ensino que o estudante teve origem e idade. Para a realização da pesquisa, o trabalho adotou uma metodologia já conhecida no campo de MD, o CRISP-DM. Através desta linha de trabalho, a pesquisa iniciou na coleta de dados e, posteriormente, houve uma analise destes perfis e, em seguida, a formação de padrões. Durante o trabalho foi estudado técnicas de mineração de dados, ferramentas e algoritmos que dão suporte à técnica. Ao final da pesquisa foram encontrados padrões relacionados aos dados dos graduados ornecidos pela UEG para análise, sendo que os resultados abriram um leque de opções para uturos trabalhos que, ao final, poderão colaborar para a Educação do país.
Arquivo:01-TC - CLEON XAVIER PEREIRA JÚNIOR.pdf