Ano | 2012 |
---|---|
Curso: | Física |
Título: | A utilização de softwares educacionais no ensino de física de uma escola de cocalzinho de Goiás |
Autor: | Silva, Gisele Lima da |
Orientador: | Daniel, Leandro |
Assuntos: | Ensino de física - Software educacional |
Resumo: | Propomos neste trabalho a aplicação de softwares educacionais como
estratégias de ensino de física, tentando dinamizar a aula numa perspectiva mais
interativa. Escolhemos uma escola pública de ensino médio e depois da autorização
do diretor para executarmos a pesquisa, planejamos juntamente com a professora
de física uma aula utilizando os softwares computacionais que foram escolhidos na
internet, mais especificamente no site da Physics Education Technology (PHET),
foram escolhidos duas simulações a hóquei no campo elétrico e a charges and
fields. A partir desse planejamento e por sugestão da professora escolhemos o tema
campo elétrico para ser trabalhado em sala. Fizemos um diagnóstico prévio para
conhecermos um pouco a turma com a qual iriamos trabalhar. Após as aulas
conceituais e as aulas utilizando o software inferimos uma avaliação diagnóstica
para averiguar o grau de aproveitamento dos alunos. A partir dessas percepções
verificamos as mudanças ocorridas no comportamento dos alunos durante a
investigação. Percebemos que o software educacional é uma importante ferramenta
de ensino, mas que exige do professor conhecimento e clareza para orientar aos
alunos durante sua utilização, mostrando as possibilidades e limitações do software
enquanto modelo. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC.pdf |