Ano2012
Curso:Física
Título:A utilização de softwares educacionais no ensino de física de uma escola de cocalzinho de Goiás
Autor:Silva, Gisele Lima da
Orientador:Daniel, Leandro
Assuntos:Ensino de física - Software educacional
Resumo:
Propomos neste trabalho a aplicação de softwares educacionais como estratégias de ensino de física, tentando dinamizar a aula numa perspectiva mais interativa. Escolhemos uma escola pública de ensino médio e depois da autorização do diretor para executarmos a pesquisa, planejamos juntamente com a professora de física uma aula utilizando os softwares computacionais que foram escolhidos na internet, mais especificamente no site da Physics Education Technology (PHET), foram escolhidos duas simulações a hóquei no campo elétrico e a charges and fields. A partir desse planejamento e por sugestão da professora escolhemos o tema campo elétrico para ser trabalhado em sala. Fizemos um diagnóstico prévio para conhecermos um pouco a turma com a qual iriamos trabalhar. Após as aulas conceituais e as aulas utilizando o software inferimos uma avaliação diagnóstica para averiguar o grau de aproveitamento dos alunos. A partir dessas percepções verificamos as mudanças ocorridas no comportamento dos alunos durante a investigação. Percebemos que o software educacional é uma importante ferramenta de ensino, mas que exige do professor conhecimento e clareza para orientar aos alunos durante sua utilização, mostrando as possibilidades e limitações do software enquanto modelo.
Publicação:Autorizado
Arquivo:TCC.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG