Ano | 2011 |
---|---|
Curso: | Física |
Título: | A utilização de mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos de física para o ensino médio |
Autor: | Montalvão, Cléia Rejane Marçal |
Orientador: | Monteiro, Paula Borges |
Assuntos: | Ensino de física - Ensino Médio - Mapas Conceituais; Mapas conceituais - Ensino de física |
Resumo: | Neste trabalho utilizou-se a estratégia de mapas conceituais baseada na aprendizagem significativa proposta por
David Ausubel, para a fixação do conteúdo de física visando um melhor aproveitamento da disciplina. A
pesquisa foi realizada com o intuito de se averiguar a eficiência do uso desta ferramenta de ensino aprendizagem
para a disciplina de física, sendo realizada no Colégio Estadual Américo Borges localizado em Anápolis-Go para
os alunos do terceiro ano do ensino médio durante um bimestre. Com os mapas conceituais os alunos obtiveram
uma maior intimidade com os conceitos físicos contribuindo assim para o processo de aprendizagem. Os
resultados finais indicaram que o uso dos mapas conceituais pode ser eficiente para a fixação do conteúdo de
física e a internalização dos conceitos de física pelos alunos. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC.pdf |