Ano2013
Título:Percepção de alunos de escolas da rede pública estadual sobre os roedores do cerrado brasileiro
Autor:Abreu, Cleirianne Rodrigues de
Orientador:Teles, Leonardo Teófilo
Assuntos:Animais roedores - Educação ambiental; Etnozoologia
Os roedores são animais pertencentes à Classe Mammalia e da ordem Rodentia, os mesmos possuem características peculiares como os dentes incisivos e são capazes de estar em diversas localizações, inclusive algumas espécies se encontram no Bioma Cerrado, sendo esse o bioma das regiões onde os alunos moram e estudam. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de alunos de duas regiões de Goiânia sobre o grupo dos roedores. A metodologia utilizada foi qualitativa, com uso de questionários, com onze perguntas objetivas, que visava averiguar o conhecimento dos alunos em relação aos animais do grupo. Foram entrevistados 84 alunos da região Noroeste e 101 da região Sul na cidade de Goiânia, totalizando em 185 alunos. Para verificar se há diferença na percepção dos alunos das duas regiões da cidade foi utilizado o teste Qui-quadrado (χ 2 ). Algumas questões foram analisadas utilizando percentagem de respostas. Foi possível observar que os alunos da rede estadual de ensino da cidade possui um conhecimento limitado sobre os roedores, com interpretações errôneas sobre os mesmos, a maioria desses alunos das duas regiões, classificam os roedores como mamíferos, mas houve muitos alunos que marcaram outras classificações, para o grupo dos roedores. Para o tipo de alimentação dos roedores a maior parte dos alunos das duas regiões marcaram a alternativa frutas, mostrando assim que esses alunos das duas localizações não tem conhecimento sobre a dispersão de sementes e pólen e sobre a importância da cadeia alimentar do grupo, o que torna todas as alternativas sobre alimentação corretas, uma grande quantidade de alunos das duas regiões disseram não ser importante à conservação do grupo dos roedores, considerando então que esses alunos não tem conhecimento sobre a ecologia dos mesmos, os locais que os alunos têm mais informações dos roedores é nos livros didáticos e na televisão aberta, esses por sua vez, confirmaram que deve haver mais ações de educação ambiental sobre os roedores. No teste Qui-quadrado verificou que não houve diferença significativa no conhecimento dos alunos das duas regiões. Entretanto, foi observado que alunos da região Sul, de Goiânia- Go apresentam um melhor conhecimento sobre a ordem Rodentia. Desta forma, é nítida a importância das ações de educação ambiental para as populações locais, onde os alunos das redes estaduais da região Noroeste e Sul apresentam um conhecimento restrito sobre o grupo dos roedores, conhecendo apenas algumas espécies urbanas, restringindo assim a importância ecológica dos roedores em geral.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.