Ano | 2013 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Percepção de alunos de escolas da rede pública estadual sobre os roedores do cerrado brasileiro |
Autor: | Abreu, Cleirianne Rodrigues de |
Orientador: | Teles, Leonardo Teófilo |
Assuntos: | Animais roedores - Educação ambiental; Etnozoologia |
Resumo: | Os roedores são animais pertencentes à Classe Mammalia e da ordem Rodentia, os mesmos
possuem características peculiares como os dentes incisivos e são capazes de estar em
diversas localizações, inclusive algumas espécies se encontram no Bioma Cerrado, sendo esse
o bioma das regiões onde os alunos moram e estudam. Assim, o presente trabalho teve como
objetivo analisar a percepção de alunos de duas regiões de Goiânia sobre o grupo dos
roedores. A metodologia utilizada foi qualitativa, com uso de questionários, com onze
perguntas objetivas, que visava averiguar o conhecimento dos alunos em relação aos animais
do grupo. Foram entrevistados 84 alunos da região Noroeste e 101 da região Sul na cidade de
Goiânia, totalizando em 185 alunos. Para verificar se há diferença na percepção dos alunos
das duas regiões da cidade foi utilizado o teste Qui-quadrado (χ
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). Algumas questões foram
analisadas utilizando percentagem de respostas. Foi possível observar que os alunos da rede
estadual de ensino da cidade possui um conhecimento limitado sobre os roedores, com
interpretações errôneas sobre os mesmos, a maioria desses alunos das duas regiões,
classificam os roedores como mamíferos, mas houve muitos alunos que marcaram outras
classificações, para o grupo dos roedores. Para o tipo de alimentação dos roedores a maior
parte dos alunos das duas regiões marcaram a alternativa frutas, mostrando assim que esses
alunos das duas localizações não tem conhecimento sobre a dispersão de sementes e pólen e
sobre a importância da cadeia alimentar do grupo, o que torna todas as alternativas sobre
alimentação corretas, uma grande quantidade de alunos das duas regiões disseram não ser
importante à conservação do grupo dos roedores, considerando então que esses alunos não
tem conhecimento sobre a ecologia dos mesmos, os locais que os alunos têm mais
informações dos roedores é nos livros didáticos e na televisão aberta, esses por sua vez,
confirmaram que deve haver mais ações de educação ambiental sobre os roedores. No teste
Qui-quadrado verificou que não houve diferença significativa no conhecimento dos alunos
das duas regiões. Entretanto, foi observado que alunos da região Sul, de Goiânia- Go
apresentam um melhor conhecimento sobre a ordem Rodentia. Desta forma, é nítida a
importância das ações de educação ambiental para as populações locais, onde os alunos das
redes estaduais da região Noroeste e Sul apresentam um conhecimento restrito sobre o grupo
dos roedores, conhecendo apenas algumas espécies urbanas, restringindo assim a importância
ecológica dos roedores em geral. |
Publicação: | Não Autorizado |
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