Ano2013
Título:Tamanho corporal e heterogeneidade de habitat: a macroecologia das serpentes peçonhentas neotropicais
Autor:Teixeira, Camila Sabino
Orientador:Vieira, Cleiber Marques
Assuntos:Serpentes - Tamanho - Habitat
A Ecologia Moderna tem o enfoque experimental na formulação de teste de hipóteses para poder determinar as causas da distribuição e abundância de organismos. Para isto, usa-se análise de diversas variáveis, tais como, tamanho do corpo, área de distribuição, tamanho de distribuição gama, abundância e variedade de habitat, comportamento migratório, dimorfismo sexual. Ao fazer estudo da amplitude do nicho é preciso considerar todo um conjunto de fatores ambientais, sendo possível relacionar o tamanho do corpo animal com a massa corporal, e ainda a correlação positiva ou negativa de ambos com a latitude. A fauna reptílica, que é bastante diversificada tem deficiência de informações sobre sua riqueza na literatura. Dentre as famílias que mais causam acidentes estão as peçonhentas das famílias Viperidae e Elapidae. No presente estudo será feita a análise de dados de variáveis macroecológicos espaciais e morfológicos de 145 espécies com ocorrência na região neotropical. Para todos os dados foi feita teste de R para obter a correlação, se positiva ou negativa, entre as variáveis. Os gráficos foram feitos em no programa STATISTIC 7.0 for Windows. Em primeiro lugar, foi observada uma correlação positiva, entre o tamanho do corpo (mm) das 145 espécies de serpentes peçonhentas com ocorrência neotropical e a diversidade de habitats observada para cada espécie, concordando com trabalhos descritos para outros grupos taxonômicos. Foi observada também uma distribuição de frequência assimétrica para a diversidade de habitat e uma correlação positiva, entre a diversidade de habitats e a extensão de amplitude latitudinal. Mesmo sem acesso aos dados diretos de dieta para as 145 espécies é possível inferir um padrão geral de exploração de nicho utilizando- a heterogeneidade dos habitats ocupados por elas e sua relação com a variação do tamanho e da extensão latitudinal.
Arquivo:Tamanho corporal e heterogeneidade de habitat - a macroecologia das serpentes peçonhentas neotropicais.pdf