Ano2013
Curso:Ciências Biológicas
Título:Utilização e produção de recursos tecnólogicos por professors de biologia das maiores escolas públicas estaduais da cidade de Anápolis-Go
Autor:Souza, Aline Santana de
Orientador:Leal, Miriam Marques
Assuntos:Educação - Ensino - Tecnologia
Na sociedade contemporânea, o constante avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, tem exigido grandes mudanças na Educação Básica e no Ensino Superior. Essas ferramentas auxiliam o professor no processo ensino- aprendizagem, possibilitam a flexibilidade dos conteúdos e estimulam a participação e o raciocínio dos alunos. Incorporá-las nas práticas pedagógicas torna-se hoje o grande desafio dos professores. Este trabalho se propôs, através de uma pesquisa descritiva, analisar a visão dos professores de Biologia das maiores escolas públicas estaduais da cidade de Anápolis-Goiás, sobre a sua participação nos processos de utilização e produção de recursos tecnológicos educacionais. Os aspectos observados foram: a disponibilidade desses recursos nas escolas; sua utilização pedagógica e a formação continuada dos profissionais nessa área, em relação às metodologias de ensino tradicionais que persistem nas escolas. Foram aplicados questionários semi-estruturados após a prévia autorização e consentimento dos professores participantes da pesquisa, com a finalidade de coletar informações pessoais e profissionais sobre a atual situação da sua prática pedagógica na escola pública em relação à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa, resultando no delineamento das principais dificuldades apontadas pelos professores, suas limitações e até mesmo o seu sentimento em relação às tecnologias. Através desta pesquisa foi possível observar a fundamental importância da atuação dos docentes nos processos de produção e utilização de recursos tecnológicos audiovisuais voltados para o ensino de Biologia. Os resultados poderão contribuir de forma significativa para que ocorram mudanças nas práticas educativas no contexto escolar, exigidas pela sociedade cibernética que se apresenta cada vez mais dinâmica.
Arquivo:UTILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS MAIORES ESCOLAS PUBLICAS ESTADUAIS DA CIDA~1.pdf