Ano | 2013 |
---|---|
Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Utilização e produção de recursos tecnólogicos por professors de biologia das maiores escolas públicas estaduais da cidade de Anápolis-Go |
Autor: | Souza, Aline Santana de |
Orientador: | Leal, Miriam Marques |
Assuntos: | Educação - Ensino - Tecnologia |
Resumo: | Na sociedade contemporânea, o constante avanço das Tecnologias da Informação e
Comunicação, tem exigido grandes mudanças na Educação Básica e no Ensino
Superior. Essas ferramentas auxiliam o professor no processo ensino-
aprendizagem, possibilitam a flexibilidade dos conteúdos e estimulam a participação
e o raciocínio dos alunos. Incorporá-las nas práticas pedagógicas torna-se hoje o
grande desafio dos professores. Este trabalho se propôs, através de uma pesquisa
descritiva, analisar a visão dos professores de Biologia das maiores escolas públicas
estaduais da cidade de Anápolis-Goiás, sobre a sua participação nos processos de
utilização e produção de recursos tecnológicos educacionais. Os aspectos
observados foram: a disponibilidade desses recursos nas escolas; sua utilização
pedagógica e a formação continuada dos profissionais nessa área, em relação às
metodologias de ensino tradicionais que persistem nas escolas. Foram aplicados
questionários semi-estruturados após a prévia autorização e consentimento dos
professores participantes da pesquisa, com a finalidade de coletar informações
pessoais e profissionais sobre a atual situação da sua prática pedagógica na escola
pública em relação à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os
dados obtidos foram analisados de forma qualitativa, resultando no delineamento
das principais dificuldades apontadas pelos professores, suas limitações e até
mesmo o seu sentimento em relação às tecnologias. Através desta pesquisa foi
possível observar a fundamental importância da atuação dos docentes nos
processos de produção e utilização de recursos tecnológicos audiovisuais voltados
para o ensino de Biologia. Os resultados poderão contribuir de forma significativa
para que ocorram mudanças nas práticas educativas no contexto escolar, exigidas
pela sociedade cibernética que se apresenta cada vez mais dinâmica. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | UTILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS MAIORES ESCOLAS PUBLICAS ESTADUAIS DA CIDA~1.pdf |