Título:Percepção etnozoológica de estudantes do ensino médio sobre mamíferos voadores (CHIROPTERA ) em Goiânia, Goiás.
Autor:Vieira, Maisa Carvalho
Orientador:Teles, Leonardo Teófilo
Assuntos:Morcegos - Educação ambiental
Os morcegos são os únicos mamíferos voadores pertencentes a Ordem Chiroptera, com hábitos noturnos e que dormem de cabeça para baixo. Por essas características, são considerados misteriosos, alimentando assim o imaginário popular de crenças e fantasias. Isso acontece porque as pessoas não conhecem a complexidade biológica desses animais desconhecendo sua importância como: dispersores de sementes, controladores de populações de insetos e alguns vertebrados, polinizadores e ainda auxiliam na produção de fármacos Sendo assim, cada indivíduo tem uma percepção do ser para com o meio, sendo essa relação homem-animal estudada através da etnozoologia. Portanto o objetivo deste trabalho fo investigar o conhecimento sobre morcegos dos alunos do 2º ano do Ensino Médio de quatro escolas públicas de Goiânia, Goiás, e também traçar o perfil de instrução do público alvo em relação ao grupo em estudo. Foi aplicado um questionário para 187 alunos, no qual se fez um levantamento de dados, e verificou-se o quanto os alunos conhecem do grupo em estudo Notou-se que houve diferenças entre as escolas estudadas, excetuando-se nas perguntas sobre a classificação dos morcegos, em que as escolas da região sul tiveram um maior desempenho Percebeu-se, portanto, a necessidade de que as escolas aperfeiçoem o ensino e as respectivas metodologias para o estudo desse grupo, pois somente com a educação ambiental que a conscientização dos alunos pode ser alcançada para desmistificar e preservar esses animais.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.