Ano | 2013 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Docente superior da Universidade Estadual de Goiás - UnUCET - Anápolis e a síndrome de burnout |
Autor: | Cruz, Raiza Caroline Soares da |
Orientador: | Tiradentes, Cibele Pimenta |
Assuntos: | Docente - Síndrome Brimout; Síndrome Bumout em professores |
Resumo: | O avanço científico e tecnológico e a urgência exigida para se concluir às diversas
atividades do dia a dia, as quais depara se hoje, propiciou o aparecimento de doenças
emergentes, uma delas é a Síndrome de Desistência do Educador ou simplesmente
conhecida como Síndrome de Burnout. A severidade e ocorrência de Burnout entre
professores é, atualmente, superior à de outros profissionais, colocando a Educação
como uma das profissões de alto risco. Diante disso o objetivo do presente trabalho foi:
Conhecer as condições de trabalho dos docentes da Universidade Estadual de Goiás –
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas, Anápolis - GO, relacionando-
as com o desenvolvimento da Síndrome de Burnout nos mesmos. Utilizou-se uma
pesquisa de caráter qualitativa/quantitativa para realização do estudo, através de um
questionário adaptado de Maslach para identificação da Síndrome de Burnout nos
participantes, complementado com duas perguntas abertas para caracterizar as
condições de trabalho enfrentadas por eles. Através da análise dos resultados foi
possível identificar baixos níveis da Síndrome entre os docentes da UnUCET, mas entre
as perguntas abertas houve um senso comum e retratou que as condições de trabalho da
instituição são precárias e interferem diretamente no processo de estresse, cansaço e
desânimo dos docentes. Apesar de níveis baixos caracterizando a Síndrome, houve
níveis médios altos, gerando um alerta entre esses profissionais, pois se não melhoradas
as condições de trabalho pode levar a um aumento do nível de Burnout acarretando
maiores preocupações e problemas para os docentes e para a instituição. |
Publicação: | Não Autorizado |
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