Título:Oficinas de educação ambiental oferecidas aos alunos do programa "mais educação" no bairro Recento do Sol em Anápolis - GO
Autor:Santos, Jéssica de Andrade
Orientador:Figueiredo, Adda Daniela Lima
Assuntos:Educação ambiental - Ensino fundamental
A Educação ambiental não é uma prática recente, políticas e programas com propósito de instituir e melhorar a EA foram criados há alguns anos e continuam até hoje. Atualmente na educação ambiental existem três vertentes principais, entre elas a socioambiental em que são estudadas questões ambientais, sociais e como o homem pode intervir positivamente no meio ambiente. A EA objetiva proporcionar novas posturas em relação ao consumismo da sociedade a incitar novas concepções tanto individuais quanto coletivas. Começar essa educação na infância é importante para que as crianças cresçam já conscientes destes valores. O trabalho foi realizado com a participação de dois programas do Governo Federal, Programa Mais Educação, que tem como objetivo promover a educação integral, e o programa Casa Brasil que tem o propósito de promover a inclusão digital, social e cultural. A presente pesquisa visou auxiliar a comunidade Anapolina, do entorno do espaço Casa Brasil, no que tange as questões ambientais e de cidadania, a partir de cinco oficinas educativas, com os temas, meio ambiente, água, animais, energia e Cerrado, oferecidas aos alunos da Escola Municipal Air Borges. Envolveram-se com o projeto um total de 29 alunos. Sobre meio ambiente os alunos mostraram visões distintas e percebeu-se uma grande preocupação com relação aos resíduos sólidos. Sobre a água, apresentaram dúvidas quanto à diferença de água doce e salgada, e como modo de uso e preservação citaram principalmente atividades cotidianas. Em relação aos animais, mostraram ter algum conhecimento sobre o tráfico e também certa preocupação com o tema. Com relação ao consumo de energia, possuíam hábitos de desperdício e economia de energia em diferentes situações e conheciam diferentes fontes renováveis. Praticamente não conheciam o bioma Cerrado, assim como suas características. Tendo em vista a série de oficinas analisadas julgamos que foram válidas ao desenvolvimento intelectual dos alunos, visto que o conhecimento de praticamente todas as crianças parte do senso comum e estava relacionado principalmente aos conteúdos das mídias televisivas. Uma das principais dificuldades no desenvolvimento do trabalho foi encontrar uma escola que aceitasse participar do projeto.
Arquivo:TCC JESSICA.pdf