Ano | 2013 |
---|---|
Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Oficinas de educação ambiental oferecidas aos alunos do programa "mais educação" no bairro Recento do Sol em Anápolis - GO |
Autor: | Santos, Jéssica de Andrade |
Orientador: | Figueiredo, Adda Daniela Lima |
Assuntos: | Educação ambiental - Ensino fundamental |
Resumo: | A Educação ambiental não é uma prática recente, políticas e programas com propósito
de instituir e melhorar a EA foram criados há alguns anos e continuam até hoje. Atualmente
na educação ambiental existem três vertentes principais, entre elas a socioambiental em que
são estudadas questões ambientais, sociais e como o homem pode intervir positivamente no
meio ambiente. A EA objetiva proporcionar novas posturas em relação ao consumismo da
sociedade a incitar novas concepções tanto individuais quanto coletivas. Começar essa
educação na infância é importante para que as crianças cresçam já conscientes destes valores.
O trabalho foi realizado com a participação de dois programas do Governo Federal, Programa
Mais Educação, que tem como objetivo promover a educação integral, e o programa Casa
Brasil que tem o propósito de promover a inclusão digital, social e cultural. A presente
pesquisa visou auxiliar a comunidade Anapolina, do entorno do espaço Casa Brasil, no que
tange as questões ambientais e de cidadania, a partir de cinco oficinas educativas, com os
temas, meio ambiente, água, animais, energia e Cerrado, oferecidas aos alunos da Escola
Municipal Air Borges. Envolveram-se com o projeto um total de 29 alunos. Sobre meio
ambiente os alunos mostraram visões distintas e percebeu-se uma grande preocupação com
relação aos resíduos sólidos. Sobre a água, apresentaram dúvidas quanto à diferença de água
doce e salgada, e como modo de uso e preservação citaram principalmente atividades
cotidianas. Em relação aos animais, mostraram ter algum conhecimento sobre o tráfico e
também certa preocupação com o tema. Com relação ao consumo de energia, possuíam
hábitos de desperdício e economia de energia em diferentes situações e conheciam diferentes
fontes renováveis. Praticamente não conheciam o bioma Cerrado, assim como suas
características. Tendo em vista a série de oficinas analisadas julgamos que foram válidas ao
desenvolvimento intelectual dos alunos, visto que o conhecimento de praticamente todas as
crianças parte do senso comum e estava relacionado principalmente aos conteúdos das mídias
televisivas. Uma das principais dificuldades no desenvolvimento do trabalho foi encontrar
uma escola que aceitasse participar do projeto. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC JESSICA.pdf |