Ano | 2013 |
---|---|
Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | O ensino de ciências em atividades do programa "mais educação" do governo federal - possibilidades e desafios |
Autor: | Bessa, Vanessa Cristina Gadêlha |
Orientador: | Figueiredo, Adda Daniela Lima |
Assuntos: | Ensino de biologia - Oficinas |
Resumo: | O ensino de Ciências deve ser natural e partir do conhecimento cotidiano, pois dessa
forma o aluno sente-se motivado a aprender o conteúdo científico, por fazer parte da sua
cultura, do desenvolvimento tecnológico e do modo de pensar corrente. Neste sentido,
esta pesquisa objetivou verificar quais os conhecimentos prévios e as contribuições do
ensino de Ciências para alunos do programa “Mais Educação”. Para tanto, foram
ministradas oficinas pelo projeto de extensão “O Núcleo Casa Brasil de Anápolis, a
comunidade Anapolina e a pesquisa acadêmica”, parceria entre a Universidade Estadual
de Goiás (UEG) e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT&I)
de Anápolis-GO. O estudo é oriundo de pesquisa bibliográfica com base nos autores:
Abílio e Guerra (2005); Freitas e Limonta (2012); Krasilchick (2000); Silva e Rosa
(2011); Cavaliere (2002, 2007); Delizoicov e Angotti (2000), dentre outros. Trata-se de
uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de
informações as falas e o comportamento dos alunos. Foram realizadas cinco oficinas,
com os temas: o que é Ciência; água: bem precioso; os sentidos humanos – visão e tato;
alimentação saudável; e aquecimento global. Além disso, houve uma sexta oficina, que
contou com um jogo educativo. Nas oficinas contavam-se, em média, 12 alunos do 1º
ao 5º ano do ensino fundamental I, com idade entre 6 e 12 anos. Em todas as oficinas,
foi perceptível o interesse dos alunos pelas dinâmicas e atividades experimentais, assim
como o conhecimento sobre os temas que foram trabalhados. Os alunos relacionavam,
todavia, esses temas a atividades cotidianas e de senso comum e não sabiam relacioná-
los ao conhecimento científico, mesmo que de maneira simples. Diante disso, a
realização das oficinas foi oportuna para que os alunos tivessem contato com os
assuntos cientificamente. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC Vanessa.pdf |