Ano | 2013 |
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Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Utilização das técnicas de mapeamento de processos e indicadores de desempenho na melhoria do atendimento na APAE Anápolis |
Autor: | Souza, Marttini Silva e |
Orientador: | Wruck, Emerson |
Assuntos: | Bussiness Process Management - Mapeamento de processos - Indicadores de desempenho; Bussiness Process Management Systems - Mapeamento de processos |
Resumo: | O BPM (Bussiness Process Management) é uma das metodologias que podem auxiliar as
empresas a alinharem seus processos de negócio em busca da otimização dos resultados
através da melhoria dos processos. O BPM ao travestir as regras de negócios das empresas na
forma de processos, possibilita as áreas de gestão, o gerenciamento destes sem interferência
das áreas técnicas. Goulart (2009) diz que trabalhando diretamente com o conceito de BPM e
aplicando as técnicas de BPMN (Business Process Modeling Notation), que é uma das mais
uniformes dentro do conceito de BPMS (Bussiness Process Management Systems), teremos
uma maior padronização das representações gráficas dos processos possibilitando uma melhor
divulgação e compreensão dos processos nas empresas. Para melhoria de qualquer processo é
necessário de alguma forma medir seu desempenho, a sua eficiência e/ou eficácia, dessa
forma deve-se utilizar uma metodologia para construção e monitoramento de indicadores. A
metodologia escolhida foi a BSC (Balanced Scorecard) e será utilizada para a identificação
dos indicadores mais críticos, que serão utilizados como base para realização do
melhoramento dos processos, além de colaborar com a gestão estratégica da empresa. O
estudo de caso será aplicado na APAE Anápolis, setor de Busca Ativa e esse projeto têm
como objetivo, utilizando as técnicas e metodologias citadas acima, propor o melhoramento
dos processos baseado nos indicadores de desempenho levantados. |
Publicação: | Não Autorizado |
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