Ano | 2013 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Experimentação e contextualização no ensino de química: pilhas |
Autor: | Silva, Severina do Carmo da |
Orientador: | Silva, Eliete Lúcia |
Assuntos: | Química - Estudo e ensino - Experimentação |
Resumo: | A experimentação e a contextualização no ensino de Química são aliadas no
processo de ensino-aprendizagem, por motivar os alunos e facilitar a compreensão
dos conteúdos e também por ajudar a desenvolver capacidade de compreender os
fenômenos químicos presente em seu dia-a-dia. No entanto é importante relacionar
a teoria com a prática para construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada no
Colégio Estadual Virgilio Santillo no município de Anápolis – GO, em uma turma do
2º ano do ensino médio, envolvendo 25 alunos. Foi realizada uma atividade
expositiva abordando sobre a história da pilha e sua evolução, e uma atividade
experimental utilizando matérias de fácil acesso e de baixo custo, onde os alunos
foram desafiados a construção de pilhas caseiras com a finalidade de avaliar o
desempenho, participação e motivação dos alunos nas aulas. Os resultados
permitiram perceber a interferência do ensino formal quando se pretende mediar
aprendizagens por descoberta e em que medida a experimentação pode tornar a
aprendizagem significativa. Com essa temática observou-se que os alunos
conseguiram entender melhor o conteúdo abordado e que a atividade experimental
foi à metodologia preferida pelos alunos, pelo fato de colocar em prática o que
aprendeu em sala de aula. No entanto a realização de experimentos deve ser usada
pelos professores de ciências como instrumentos pedagógicos para melhorar o
ensino-aprendizagem, pois a escola continua primando pela memorização e
transmissão de conteúdos. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC II.pdf |