Ano2013
Título:Experimentação e contextualização no ensino de química: pilhas
Autor:Silva, Severina do Carmo da
Orientador:Silva, Eliete Lúcia
Assuntos:Química - Estudo e ensino - Experimentação
A experimentação e a contextualização no ensino de Química são aliadas no processo de ensino-aprendizagem, por motivar os alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos e também por ajudar a desenvolver capacidade de compreender os fenômenos químicos presente em seu dia-a-dia. No entanto é importante relacionar a teoria com a prática para construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Virgilio Santillo no município de Anápolis – GO, em uma turma do 2º ano do ensino médio, envolvendo 25 alunos. Foi realizada uma atividade expositiva abordando sobre a história da pilha e sua evolução, e uma atividade experimental utilizando matérias de fácil acesso e de baixo custo, onde os alunos foram desafiados a construção de pilhas caseiras com a finalidade de avaliar o desempenho, participação e motivação dos alunos nas aulas. Os resultados permitiram perceber a interferência do ensino formal quando se pretende mediar aprendizagens por descoberta e em que medida a experimentação pode tornar a aprendizagem significativa. Com essa temática observou-se que os alunos conseguiram entender melhor o conteúdo abordado e que a atividade experimental foi à metodologia preferida pelos alunos, pelo fato de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. No entanto a realização de experimentos deve ser usada pelos professores de ciências como instrumentos pedagógicos para melhorar o ensino-aprendizagem, pois a escola continua primando pela memorização e transmissão de conteúdos.
Arquivo:TCC II.pdf