Ano | 2013 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Verificação da importância da química no 9º ano do ensino fundamental no aprendizado durante o 1º ano do ensino médio |
Autor: | Alves, Luciana Gabriela de Paula |
Orientador: | Silva, Eliete Lúcia |
Assuntos: | Química - Ensino - Aprendizagem |
Resumo: | Este trabalho buscou investigar, compreender e analisar quais são as
principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem dos
alunos do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio por
ser os anos iniciais em contato com os conteúdos e vocabulário químicos, bem
como discorrer sobre quais as possíveis formas e ferramentas de promover uma
melhoria na qualidade de ensino e diminuir o grau de dificuldade desses alunos.
Para a descoberta de quais seriam os obstáculos na aprendizagem destes alunos
foi aplicado um questionário para o público-alvo e utilizou-se a literatura na
discussão de possíveis procedimentos de amenizar esse déficit no processo de
ensino-aprendizagem. Mediante a análise dos questionários, observamos que a
maioria considera a química uma disciplina difícil e têm dificuldade em aprendê-la
e que ferramentas tais como: experimentação, aulas de campo, jogos e atividades
lúdicas ou qualquer aula em que o professor ministre com uma metodologia
diferenciada motivam e facilitam a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de
química. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC II - Luciana Gabriela de Paula Alves.pdf |