Ano2013
Curso:Química Licenciatura
Título:O papel da experimentação no projeto PIBID da química licenciatura UEG/UNUCET: um relato de caso
Autor:Sousa, Laysa Rodrigues
Orientador:Santos, André Luis dos
Assuntos:Química - Estudo e ensino - PIBID
Resumo:
Têm-se defendido a importância da experimentação no Ensino de Ciências, principalmente no ensino de Química, entretanto ao se usar esta ferramenta pedagógica deve-se levar em conta uma aprendizagem significativa dos alunos, que ocorre a partir de vários nuances, por exemplo, a problematização, conhecimentos prévios dos alunos utilizando como um ponto de partida, contextualização, extrapolação dos conhecimentos etc. Esses fatos contribuem para romper a visão positiva da Ciência e auxiliam na melhoria dos processos de reflexão crítica. Como parte das atividades do PIBID/QUÍMICA/UEG, os alunos bolsistas do curso de Química Licenciatura da Unidade Universitária de Ciência Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da Universidade Estadual de Goiás – UEG, realizaram atividades ligadas a experimentação e ao uso da tabela periódica no Colégio Estadual Professor Heli Alves Ferreira, estas atividades foram direcionadas para com a finalidade de promover, uma maior integração entre os participantes do subprojeto e o professor supervisor, promovendo uma situação em que o mesmo poderá atuar e assumir a postura de co-formador desses futuros professores. Ressalta-se ainda a importância deste trabalho na construção de uma relação de diálogo entre a Universidade e a Escola nas discussões sobre as orientações teóricas que a norteiam e as diferentes concepções políticas e pedagógicas que se articulam e se contrapõem no processo de formação do professor. Dentre as diferentes práticas desenvolvidas na escola é relevante mencionar os estudos com os alunos da escola campo dos conceitos relacionados à Tabela Periódica, a participação no planejamento da escola, junto com gestores e professores e a elaboração e desenvolvimento, com o coletivo de professores e alunos, de uma Feira de Ciências. Considerou-se positiva esta ação, já que houve uma grande interação por parte dos discentes e docentes da escola.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG