Ano | 2013 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | O papel da experimentação no projeto PIBID da química licenciatura UEG/UNUCET: um relato de caso |
Autor: | Sousa, Laysa Rodrigues |
Orientador: | Santos, André Luis dos |
Assuntos: | Química - Estudo e ensino - PIBID |
Resumo: | Têm-se defendido a importância da experimentação no Ensino de Ciências,
principalmente no ensino de Química, entretanto ao se usar esta ferramenta
pedagógica deve-se levar em conta uma aprendizagem significativa dos alunos, que
ocorre a partir de vários nuances, por exemplo, a problematização, conhecimentos
prévios dos alunos utilizando como um ponto de partida, contextualização,
extrapolação dos conhecimentos etc. Esses fatos contribuem para romper a visão
positiva da Ciência e auxiliam na melhoria dos processos de reflexão crítica. Como
parte das atividades do PIBID/QUÍMICA/UEG, os alunos bolsistas do curso de
Química Licenciatura da Unidade Universitária de Ciência Exatas e Tecnológicas
(UnUCET) da Universidade Estadual de Goiás – UEG, realizaram atividades ligadas
a experimentação e ao uso da tabela periódica no Colégio Estadual Professor Heli
Alves Ferreira, estas atividades foram direcionadas para com a finalidade de
promover, uma maior integração entre os participantes do subprojeto e o professor
supervisor, promovendo uma situação em que o mesmo poderá atuar e assumir a
postura de co-formador desses futuros professores. Ressalta-se ainda a importância
deste trabalho na construção de uma relação de diálogo entre a Universidade e a
Escola nas discussões sobre as orientações teóricas que a norteiam e as diferentes
concepções políticas e pedagógicas que se articulam e se contrapõem no processo
de formação do professor. Dentre as diferentes práticas desenvolvidas na escola é
relevante mencionar os estudos com os alunos da escola campo dos conceitos
relacionados à Tabela Periódica, a participação no planejamento da escola, junto
com gestores e professores e a elaboração e desenvolvimento, com o coletivo de
professores e alunos, de uma Feira de Ciências. Considerou-se positiva esta ação,
já que houve uma grande interação por parte dos discentes e docentes da escola. |
Publicação: | Não Autorizado |
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet. |