Título:Fatores de risco e prevenção contra o câncer nos orgãos reprodutivos e genitais: uma abordagem entre os funcionários da universidade estadual de Goiás - UnUCET
Autor:Silva, Daniele Ferreira
Orientador:Fonseca, Cristiane Alves da
Assuntos:Câncer - Exames preventivos - Fatores de risco
O câncer é definido como uma doença degenerativa resultante do acúmulo de lesões no material genético celular. Este é considerado um grande problema de saúde pública, pois é uma das principais causas de morte no mundo inteiro. Acerca disso, foi realizada uma pesquisa com os funcionários da Universidade Estadual de Goiás através de aplicação de questionário a fim de verificar o comportamento destes frente à realização de exames preventivos e auto-exames. Sendo possível de se verificar que boa parte dos entrevistados não realiza os exames preventivos e auto-exames contra o câncer, além da falta de informação acerca da importância destes. Entre as mulheres houve maior preocupação com a realização dos exames preventivos, contudo ainda é possível de se evidenciar o preconceito e vergonha em relação ao exame Papanicolau. Em relação aos homens entrevistados, houve mais resistência acerca da realização dos exames preventivos de PSA e toque retal, o que demonstra a falta de informação entre essa população. Frente a esta triste realidade fica evidente a necessidade de mais disseminação da informação sobre os exames preventivos e auto-exames para o controle do câncer na população geral e, sobretudo com aquela população que se faz presente em nosso meio acadêmico, que embora estejam diariamente em um ambiente onde se busca construir o conhecimento, aqueles que estão fora das salas de aula não usufruem deste.
Arquivo:Tcc- Daniele Ferreira da Silva.pdf