Ano | 2014 |
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Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | O enfoque CTSA e a prática extensionista: uma análise a partir de oficinas sócio - educativas em Anápolis - Go |
Autor: | Silva, Vinícius Costa e |
Orientador: | Echalar, Adda Daniela Lima Fiqueredo |
Assuntos: | Biologia; Ensino de ciências - Extensão universitária; Educação ambiental - Extensão universitária |
Resumo: | Em razão da carência encontrada, como licenciando em formação, para atuação
profissional no ensino de Ciências, visou-se, à partir de projeto de extensão
universitária, mediar o saber científico obtido ao longo da formação acadêmica em
sintonia com o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A questão
ambiental é um espaço para essas ações e se configura como o problema de pesquisa do
presente trabalho. A presente pesquisa teve como problema norteador saber de que
forma os alunos compreendem a relação entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente?
Baseado nesse pressuposto objetivou-se oportunizar oficinas socioeducativas que visem
a formação crítica por meio do enfoque CTSA, no espaço não-formal de aprendizagem
Núcleo Casa Brasil de Anápolis, à partir da prática extensionista. O método escolhido
para coleta de dados foi a abordagem de caráter qualitativo, com protocolos de registros
e fotos para registros dos dados de cada oficina e posterior análise de acordo com o
referencial teórico vinculados ao enfoque CTSA, logo de acordo com as seguintes
estruturas de análise: tecnologia e sociedade; educação ambiental e consumismo. Ao
longo do primeiro semestre de 2014 foram totalizadas 12 oficinas a 15 alunos, dos anos
iniciais do ensino fundamental. Foi possível compreender, junto com os alunos, como
vem sendo a atuação do ser humano no ambiente e as consequências da sua intervenção
à toda a biosfera. No decorrer das oficinas os alunos foram conduzidos, pelo método da
problematização, à buscar soluções para que se possa mudar este quadro ambiental que
temos enfrentado e tão repercutido na mídia. Além disso, a ação extensionista levou à
compreender como os efeitos do consumismo, que em toda sua relação de poder e status
social, reflete ao ambiente. Acredita-se que o principal objetivo da aprendizagem tenha
sido alcançado: o de se permitir a discussão e desconstrução de uma visão naturalista e
ingênua da natureza ante à problemática ambiental. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC Vinícius Costa - O enfoque CTSA e a prática extensionista.pdf |