Título:Uso de álcool e drogas ilícitas: perfil de consumo por estudantes de licenciatura
Autor:Soares, Philip Teles
Orientador:Ayres, Flávio Monteiro
Assuntos:Biologia; Alcool - Uso - Estudantes universitários - UnUCET; Drogas - Uso - Estudantes universitários - UnUCET
O consumo de drogas é um problema de dimensões globais, que afetam sexo, etnia, classificação social, entre outros. Os homens geralmente fazem o maior consumo de álcool e drogas ilícitas. A droga mais consumida comumente é a maconha, da qual se tem uma facilidade muito grande de ser obtida e comercializada, ainda que ilegalmente. A fase de adolescência é marcada por diversas experiências e decisões a serem tomadas. É também considerada a fase de risco para o início ao uso de drogas, sendo influenciados desde a família, até os grupos sociais em que estão inseridos. O estudo buscou analisar o perfil do uso de drogas entre os universitários de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET). A coleta de dados foi feita por meio de um questionário com questões sobre o uso de drogas. Foram entrevistados apenas os cursos de licenciatura da Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas. O estudo respeitou todas as normas éticas sendo devidamente aceito em um comitê de ética. Os testes estatísticos realizados foram o teste t de Student, Anova, Kruskal-Walls e teste de Tukey. O ingresso do jovem na universidade é considerado um período de vulnerabilidade para o uso de substâncias psicotrópicas, pois é um momento de autonomia e responsabilidade, fato que gera expectativas e grande insegurança entre esses estudantes. A análise do uso de drogas entre os sexos verificou que o uso álcool foi maior entre as mulheres e o uso de drogas ilícitas foi maior entre os homens. Não se esperava que as mulheres tivessem essas taxas de consumo. Na comparação entre os cursos foi verificado que o uso de álcool e drogas ilícitas não possui diferença. Em outros trabalhos há a diferença em relação ao uso pelos cursos, porém verificou-se que não existem grupos de uso de drogas em relação ao uso de drogas na UnUCET. Em relação ao início do uso de álcool e drogas ilícitas os acadêmicos experimentaram antes do ingresso na UnUCET. Esse dado indica que a prevenção e o combate do uso dessas substâncias deve se iniciar antes do ingresso desses jovens na universidade. E na comparação das drogas mais consumidas a maconha foi a que obteve maior frequência de uso e a heroína a menor. O que já era esperado em outros trabalhos. As mulheres usaram mais álcool e os homens usaram mais drogas ilícitas. O consumo de álcool e drogas ilícitas pelos cursos foi igual. A experimentação do uso de álcool e drogas ilícitas aconteceu antes do ingresso na universidade. A droga ilícita de maior preferência entre esses jovens foi a maconha.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.