Ano2014
Curso:Farmácia
Título:Ações de marketing nas drogarias da avenida do estado, no bairro Recanto do Sol enas drogarias da avenida 25, no bairro Parque Residencial das Flores em Anápolis - Goiás
Autor:Godoi, Jessyka Cordeiro de
Orientador:Del Fiaco, Juliana Luiza Moreira
Assuntos:Farmácia; Drogaria - Marketing - Anápolis, Go; Farmácia - Marketing - Anápolis,Go
Resumo:
Ao considerar a intensa concorrência existente no mercado varejista de medicamentos, utilizar-se das preconizações do Marketing torna-se imprescindível para qualquer drogaria que visa obter proeminência de mercado e conquistar seus clientes. Essa pesquisa que enfatizou o Marketing teve como problema científico o segmento de varejo farmacêutico, questionando se os preceitos do Marketing são bem desenvolvidos e quais são as consequências para as drogarias que o fazem? Assim, o objetivo geral foi ressaltar a importância das ações do Marketing no âmbito das drogarias, bem como este processo é realizado, empecilhos e desafios em busca do destaque no mercado. E como objetivos específicos o trabalho buscou compreender a forma como o Marketing é abordado pelas drogarias da Avenida do Estado, no bairro Recanto do Sol e pelas drogarias da Avenida 25, no bairro Parque Residencial das Flores em Anápolis – Goiás; compreender como o Marketing farmacêutico é desenvolvido nestas drogarias; analisar o perfil socioeconômico dos clientes atendidos, bem como os produtos mais consumidos por estes clientes; enfatizar a participação do Marketing como um diferencial às drogarias e ressaltar as ações de Marketing que elevam uma drogaria quanto ao número de clientes e de vendas em comparação as demais. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico em livros e artigos sobre a temática abordada. Procedeu-se com um estudo de caso identificando as influências das ações de Marketing nas drogarias analisadas, também uma pesquisa de campo realizada através de questionário aos clientes e entrevista com os proprietários das drogarias. A amostragem contou com 359 clientes e 4 proprietários. Através do programa Microsoft Office Excel ® 2007 construiu-se gráficos. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente e quantitativamente. As drogarias analisadas que mais se destacam são as que oferecem produtos e serviços adicionais, pois, drogarias que superam as expectativas conquistam mais clientes. No contexto geral, a drogaria Visão do bairro Parque Residencial das Flores proporciona a maior gama de benefícios aos clientes, enquanto a drogaria Drifarma utiliza com menor ênfase de tais ideais. Por fim, observa-se que no âmbito farmacêutico, em especial as drogarias, o Marketing é pouco aprimorado e explorado. Através da abordagem do tema, constatou-se que o Marketing possui um vasto campo a ser desenvolvido para respaldar inteiramente o segmento das drogarias, beneficiar a economia, exaltar as receitas do setor, bem como conceder um atendimento mais completo e satisfatório aos clientes.
Publicação:Autorizado
Arquivo:jessyka cordeiro de godoi.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG