Ano | 2014 |
---|---|
Curso: | Farmácia |
Título: | Ações de marketing nas drogarias da avenida do estado, no bairro Recanto do Sol enas drogarias da avenida 25, no bairro Parque Residencial das Flores em Anápolis - Goiás |
Autor: | Godoi, Jessyka Cordeiro de |
Orientador: | Del Fiaco, Juliana Luiza Moreira |
Assuntos: | Farmácia; Drogaria - Marketing - Anápolis, Go; Farmácia - Marketing - Anápolis,Go |
Resumo: | Ao considerar a intensa concorrência existente no mercado varejista de medicamentos,
utilizar-se das preconizações do Marketing torna-se imprescindível para qualquer drogaria
que visa obter proeminência de mercado e conquistar seus clientes. Essa pesquisa que
enfatizou o Marketing teve como problema científico o segmento de varejo farmacêutico,
questionando se os preceitos do Marketing são bem desenvolvidos e quais são as
consequências para as drogarias que o fazem? Assim, o objetivo geral foi ressaltar a
importância das ações do Marketing no âmbito das drogarias, bem como este processo é
realizado, empecilhos e desafios em busca do destaque no mercado. E como objetivos
específicos o trabalho buscou compreender a forma como o Marketing é abordado pelas
drogarias da Avenida do Estado, no bairro Recanto do Sol e pelas drogarias da Avenida 25, no
bairro Parque Residencial das Flores em Anápolis – Goiás; compreender como o Marketing
farmacêutico é desenvolvido nestas drogarias; analisar o perfil socioeconômico dos clientes
atendidos, bem como os produtos mais consumidos por estes clientes; enfatizar a participação
do Marketing como um diferencial às drogarias e ressaltar as ações de Marketing que elevam
uma drogaria quanto ao número de clientes e de vendas em comparação as demais. Para tal,
realizou-se um levantamento bibliográfico em livros e artigos sobre a temática abordada.
Procedeu-se com um estudo de caso identificando as influências das ações de Marketing nas
drogarias analisadas, também uma pesquisa de campo realizada através de questionário aos
clientes e entrevista com os proprietários das drogarias. A amostragem contou com 359
clientes e 4 proprietários. Através do programa Microsoft Office Excel
®
2007 construiu-se
gráficos. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente e quantitativamente. As
drogarias analisadas que mais se destacam são as que oferecem produtos e serviços
adicionais, pois, drogarias que superam as expectativas conquistam mais clientes. No contexto
geral, a drogaria Visão do bairro Parque Residencial das Flores proporciona a maior gama de
benefícios aos clientes, enquanto a drogaria Drifarma utiliza com menor ênfase de tais ideais.
Por fim, observa-se que no âmbito farmacêutico, em especial as drogarias, o Marketing é
pouco aprimorado e explorado. Através da abordagem do tema, constatou-se que o Marketing
possui um vasto campo a ser desenvolvido para respaldar inteiramente o segmento das
drogarias, beneficiar a economia, exaltar as receitas do setor, bem como conceder um
atendimento mais completo e satisfatório aos clientes. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | jessyka cordeiro de godoi.pdf |